Produtores rurais associados ao Sindicato Rural de Nova Monte Verde e lideranças do setor produtivo rural de Mato Grosso, participaram da cerimônia de posse da nova diretoria que deve conduzir a entidade durante o triênio (2023/2026). A solenidade aconteceu, quarta-feira (05/04), no salão de eventos do Grupo Melhor Idade.
O sindicato de Nova Monte Verde será comandado pelo produtor rural, Edivar Alves Teixeira e demais membros da diretoria. Edivar se dedica à pecuária, é natural de Bela Vista do Paraíso – Paraná e reside no município de Nova Monte Verde há 33 anos.
“O sindicato é de todos nós, por isso estamos sempre de portas abertas, queremos trabalhar os pilares da transparência, desenvolvimento e união por um setor forte e produtivo. Vamos dar continuidade aos trabalhos que já vinham dando certo, continuar com as parcerias com o Sistema Famato, qualificação de mão de obra no campo, através dos cursos do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar-MT), para proporcionar o melhor para o produtor rural, consequentemente para o setor e a sociedade”, discursou o presidente empossado.
Ao empossar o presidente Edivar e os demais membros, o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, destacou a importância da agropecuária para Nova Monte Verde e Mato Grosso. Falou sobre os trabalhos que têm sido desenvolvidos pelo Sistema Famato para fortalecer os sindicatos rurais e reiterou o compromisso da Federação e a postura dos líderes rurais na defesa dos interesses dos produtores rurais.
O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, destacou que o papel do Senar-MT é devolver a contribuição que vem do produtor rural em produtos educacionais. “Nosso papel é capacitar o trabalhador rural e o produtor rural e, assim, conseguiremos melhorar a vida do homem do campo e de seus familiares”, disse Fidelis.
Homenagens – O Sistema Famato homenageou o ex-presidente Robson Marques, com o troféu “Luiz Alfeu”, pela contribuição e serviços prestados à Agropecuária de Nova Monte Verde. O troféu é a mais alta honraria criada pela Famato para homenagear os presidentes de sindicato rural que cumpriram com êxito a missão.
Foram 6 anos (2017/2022) à frente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, prestando importantes serviços ao setor agropecuário no município. Robson Marques encerrou o seu mandato em 2022 e assumiu em janeiro de 2023 o cargo de diretor Administrativo e Financeiro na Famato.
Além do troféu, Robson foi homenageado pelo seu sucessor, o pecuarista Edivar, com uma placa de “Honra ao Mérito”, em reconhecimento ao legado deixado.
“Para mim é um orgulho muito grande receber essas homenagens, confirma a certeza que carrego de que avançamos muito nos últimos anos. Dentre os feitos realizados durante o tempo em que presidi o sindicato, destaco a representatividade, união e os trabalhos na defesa dos nossos direitos, enquanto produtores rurais”, destacou Robson.
As homenagens se estenderam à esposa do presidente empossado, Arenilza de Jesus Costa Teixeira; a Ana Paula Souza, esposa do ex-presidente Robson Marques e, a primeira dama do município e secretária de Assistência Social, Joane Moreira. Elas foram agraciadas com um vaso de orquídeas.
Participaram da solenidade o vice-presidente da Regional II da Famato que além disso, é presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti, os presidentes de sindicatos, Luiz Carlos Olini (Nova Canaã do Norte), Ivan Moreno (Paranaita), Vanderlei Garcia (Apiacas) e Rogério Dias (Nova Bandeirantes), assim como o prefeito Municipal de Nova Monte Verde, Edemilson Mariano, a primeira dama Joane Moreira, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Zufino, presidente do Grupo da Melhor Idade, Celia Maltezo, o delegado suplente da Aprosoja-MT, Cleverson Meurer, presidente da APAE, Gilma Assis.