sexta-feira, 19 abril, 2024
InícioAGRONEGÓCIOSJBS dá férias coletivas para trabalhadores do frigorífico de Alta Floresta e...

JBS dá férias coletivas para trabalhadores do frigorífico de Alta Floresta e mais 5 unidades

A JBS deu férias coletivas para os funcionários de sete frigoríficos de bovinos no Brasil, paralisando temporariamente os abates em unidades que vendem mais para o mercado interno.

As férias coletivas atingiram as unidades de Nova Andradina (MS), Pontes e Lacerda (MT), Colíder (MT), Alta Floresta (MT), Redenção (PA) é Tucumã (PA).

Durante a tarde desta quarta-feira (10), chegou a circular em grupos de pecuaristas da região Norte de Mato Grosso a informação de que as unidades de Alta Floresta, Colíder e também a de Juara seriam fechadas. A informação não foi confirmada pela empresa.

Em comum, os frigoríficos paralisados temporariamente não têm habilitações para a China, o mercado mais rentável.

A JBS está concedendo férias coletivas em diversas plantas pelo país, principalmente aquelas que operam apenas mercado interno; Pecuaristas dizem que é “manobra para ditar o preço da arroba”.

Em nota a ACRIMAT disse que a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) está preocupada com o atual momento pelo qual passa a pecuária mato-grossense, principalmente em relação ao abate feito pelos grandes frigoríficos. Estes vêm rotineiramente alongando suas escalas, determinando férias coletivas e até o fechamento de muitas plantas, sendo várias delas únicas em suas regiões.

Essa situação tem promovido transtornos e prejuízos incalculáveis aos produtores, principalmente os registrados nos últimos dias quando, coincidentemente, os frigoríficos promoveram quase que simultaneamente a extensão de suas escalas, baixando os valores da arroba do boi.

A ACRIMAT pontua que sabe da situação econômica pela qual passa a população brasileira, com perda de poder aquisitivo, mas acreditamos que muitas ações podem ser realizadas, inclusive pelo Governo de Mato Grosso, por meio da redução temporária das alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).

A Acrimat está acompanhando essas ações e à disposição para discutir quaisquer sugestões para a melhoria de toda a cadeia produtiva da carne.

O mercado interno, é responsável por mais de 65% do consumo da carne bovina produzida pelo país.

Outro lado

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria da JBS, mas até o fechamento desta matéria, não houve um posicionamento que confirmasse a decisão.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo