Pneunorte
Publicidade
GALPÃO DO ESPORTE
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
AGRONEGÓCIOSDestaque

Abate de bovinos aumenta 17% no mês de janeiro em MT

O abate de bovinos em Mato Grosso registrou, em janeiro deste ano, um acréscimo de 17,24% no comparativo com o mês de janeiro de 2021. Ao todo, houve um aumento de 63,3 mil animais enviados ao abate no estado. Para a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), esse crescimento inesperado é uma oportunidade para que o produtor possa realizar o planejamento anual do seu negócio.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita, durante o mês de janeiro as demandas de abate reduzem, historicamente, por se tratar de um mês de arrefecimento do mercado consumidor. Por consequência, há a redução do preço da arroba. Situação que não ocorreu neste ano.

“O crescimento do abate vem em favor da manutenção dos preços de arroba, uma vez que, em janeiro, é histórico os preços da arroba reduzirem ou ficarem estáveis. Essa situação pode agregar uma facilidade para o planejamento anual do pecuarista. Se eu estou abatendo mais do que minha média histórica, posso me organizar financeiramente e da melhor forma para conduzir meu negócio de maneira mais resoluta”, disse Nilton.

Do montante abatido, as fêmeas foram as mais ofertadas, uma vez que a elevação dessa categoria foi de 26,8% e totalizou 180,3 mil cabeças abatidas. Já a oferta de machos registrou incremento de 11,19% e resultou em 250,2 mil animais abatidos. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Esse cenário foi pautado, principalmente, pela maior oferta das fêmeas acima de 36 meses, com incremento de 28,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Essa maior oferta de fêmeas esteve atrelada ao período posterior ao de estação de monta, sendo comum o descarte das fêmeas mais velhas que não emprenharam no intervalo desejado pelo produtor. Além disso, a escassez de machos prontos para o abate também influenciou para esse cenário.

Fonte
Acrimat
Contal interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content