sexta-feira, 3 maio, 2024
InícioDesign da HomeDestaqueReunião discute aumento no número de casos da COVID-19 em Alta Floresta;...

Reunião discute aumento no número de casos da COVID-19 em Alta Floresta; leitos no Hospital Regional lotados

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), uma reunião na sede da prefeitura de Alta Floresta para discutir o aumento no número de casos da COVID-19 no município.

Conforme o último boletim epidemiológico, os leitos destinados a pacientes com COVID no Hospital Regional estão praticamente lotados, das 10 vagas disponíveis, nove são ocupadas no momento, já na rede privada, dos 10 leitos, quatro estão atendendo pacientes com COVID.

Na unidade de síndromes gripais, 8 pessoas estão em observação.

Prefeito pede colaboração da população – Foto: Daiane Carvalho/TV Nativa

Participaram da reunião, a secretária de saúde Sandra Melo, o prefeito Valdemar Gamba e também os secretários de finanças e de planejamento do município.

De acordo com a secretaria de saúde, o aumento de casos está diretamente ligado as festas de final de ano, tanto que antes das festividades havia 60 casos positivos, hoje já são 127. “As festas são responsáveis, isso são casos ativos comprovados, mas o número de casos e atendimentos está aumentando”, disse a secretária.

Antes do período de festividades eram enviadas 10 amostras por dia para análise, agora, são enviadas 100 amostras diárias.

As autoridades reunidas foram unanimes em dizer que a colaboração da população é muito importante, seguindo os protocolos exigidos. “Quando não seguimos o que é recomendado aumenta muito os índices de contaminação. A vacinação é muito importante, a pessoa toma a primeira dose e acha que não tem mais a necessidade de tomar a segunda ou a terceira dose de reforço. É necessário, é eficaz e está comprovado que a vacina ajuda a reduzir os índices”, disse o prefeito Valdemar Gamba.

Medidas mais enérgicas

Questionado se há possibilidades de decretos com medidas mais restritivas e até mesmo com o “lockdown”, o prefeito Valdemar Gamba disse que depende da população colaborar. “A prioridade nossa sempre é a saúde, a vida das pessoas, mas, se infelizmente se não tomarmos os cuidados necessários para que não chegue a esse ponto, não sabemos o que pode acontecer lá na frente”, disse o prefeito.

Apesar da preocupação, não foi citado se haverá alguma fiscalização mais rígida em estabelecimentos ou eventos realizados em Alta Floresta.

Vacinação

A secretaria de saúde tem registrado um número pequeno de pessoas procurando a central de vacinação implantada no ginásio para se imunizar. Atualmente são aplicadas uma média de 180 doses dia, anteriormente o número variava de 700 a 1.000 doses diariamente.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo