No dia 24 de maio, em evento estadual alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio, houve a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e do INCA – Instituto Nacional do Câncer. O encontro contou com a presença de pneumologistas, entre outros especialistas e profissionais que atuam na saúde e em outras áreas.
Presente no encontro, o representante da Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso, Dr. Paulo Prado, destacou Alta Floresta pelos trabalhos realizados no combate ao tabagismo. Nos últimos anos, o tabagismo tem afetado crianças e adolescentes, considerando que os cigarros eletrônicos estão sendo saborizados, conhecidos como POD e VAPE.
O Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta foi selecionado e convidado para apresentar os resultados. O coordenador do programa, Claudiomiro Vieira, ressaltou que, além dos atendimentos pontuais aos tabagistas, são desenvolvidas outras estratégias, como atendimento domiciliar a tabagistas acamados e/ou cadeirantes, atendimento por agendamento, atendimento em unidade hospitalar mediante solicitação e prescrição médica, e atividades educativas (palestras, rodas de conversa, divulgações pelas mídias sociais).
Essas ações são direcionadas não só ao público escolar, mas à população de Alta Floresta de maneira geral, o que tem levado o Programa de Controle ao Tabagismo do município a se destacar no cenário estadual e nacional. Esta é a terceira vez nos últimos quatro anos que Alta Floresta foi escolhida e convidada a compartilhar suas experiências de trabalho.
O coordenador concluiu parabenizando e agradecendo aos profissionais da Secretaria de Saúde, entre outros setores, que estão contribuindo de forma direta e indireta para o desenvolvimento dos trabalhos.