segunda-feira, 15 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com FotoMT fica fora de novo da redistribuição de vacina contra a dengue

MT fica fora de novo da redistribuição de vacina contra a dengue

Mato Grosso ficou de fora da estratégia de redistribuição de vacinas da dengue, anunciada na quarta-feira (27), pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o Estado conta com 14.401 casos prováveis da doença, o que representa uma incidência de 393,6 casos por 100 mil habitantes, além de seis óbitos confirmados e sete em investigação, conforme painel epidemiológico do ministério.

No início deste mês, o Estado já havia ficado de fora de uma segunda remessa de imunizantes contra a dengue.

Desta vez, conforme o Ministério da Saúde, mais 154 municípios foram contemplados, observando os critérios estabelecidos quando da distribuição dos primeiros lotes: regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A previsão é que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade.

Segundo a Saúde, há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril: 523 mil em junho; e 84 mil em julho.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse, em entrevista, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti.

O ministério informou ainda que recebeu nova remessa de doses contra a doença.

No total, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.

Até quarta-feira, o Brasil registrava 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 831 mortes.

Foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência por causa da enfermidade.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo