quarta-feira, 1 maio, 2024
InícioSAÚDELaboratório da UFMT de Sinop irá receber R$ 465 mil para realizar...

Laboratório da UFMT de Sinop irá receber R$ 465 mil para realizar testes da covid-19

O laboratório de virologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, irá receber 465,7 mil reais para compra de equipamentos e insumos para aumentar a capacidade de realização de testes de covid-19 na região norte do estado. A destinação dos recursos foi aprovada pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, no dia 31 de agosto. A entidade é formada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O laboratório começou a realizar os testes em maio com apoio de diversas entidades. No entanto, a capacidade está chegando ao fim e necessita de novos investimentos para continuar operando na região.

Conforme o projeto apresentado pela UFMT, hoje a unidade consegue analisar 30 amostras por dia e atender apenas os hospitais regionais dos municípios de Sinop e Sorriso.

A intenção é ampliar a capacidade atual de 150 testes diários, para um total de até 6 mil. Com o valor, o laboratório também vai adquirir materiais como pacotes de saco para autoclave, sabonete líquido, fardos de papel toalha e combustível para gerador.

Os 465 mil reais devem possibilitar, ainda, a expansão do atendimento para outros serviços de saúde. “Devido ao aumento de casos de covid-19 na região do Teles Pires, faz-se necessário o aumento considerável desse número de testagens, pois é por meio do diagnóstico que podemos ter uma dimensão do número de casos confirmados em nossa região para facilitar a tomada de decisões das autoridades em relação às medidas de prevenção da infecção e ainda colaborar com a ocupação dos hospitais, tendo em vista que pacientes diagnosticados necessitam de cuidados específicos e isolamento”, esclareceu o diretor do Instituto de Ciência da Saúde do campus de Sinop, Guilherme Emerick.

Destinações

Desde o início da pandemia, a Justiça do Trabalho tem priorizado a destinação para projetos de enfrentamento ao novo coronavírus. A partir de março, quando os primeiros casos surgiram no estado, o total destinado soma aproximadamente 11 milhões de reais.

A transferência dos valores ocorre diretamente pelas varas do trabalho, no interior do estado, em parceria com o MPT. Já em Cuiabá, os projetos são analisados pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas.

Todas as destinações feitas para o enfrentamento da covid-19 podem ser conferidas no menu “Covid-19: Atos, Notícias e Produtividade” do site do TRT de Mato Grosso.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo