quinta-feira, 27 março, 2025
InícioSAÚDEHospitais Regionais do Nortão enfrentam problemas com a falta de profissionais de...

Hospitais Regionais do Nortão enfrentam problemas com a falta de profissionais de enfermagem e técnicos/auxiliares

Documentos mostram que os Hospitais Regionais de Sinop, Sorriso e Alta Floresta, enfrentam problemas com a falta de profissionais de enfermagem e técnicos/auxiliares. Em um desses hospitais, em Sorriso, houve o bloqueio de 16 leitos por falta de profissionais, de acordo com a documentação oficial obtida pela reportagem do portal VG Notícias.

Ao invés de solicitar o chamamento de aprovados no concurso público é solicitada a abertura de um “processo emergencial simplificado” para contratar novos profissionais.

A situação se tornou ainda mais complexa devido à determinação da desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, que, em janeiro deste ano, determinou à Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT) que cesse a nomeação dos aprovados em processos seletivos e que não prorrogue mais contratos com servidores temporários, já que existe vigente o concurso público da Saúde realizado em 2023.

A falta de profissionais tem causado impacto nos serviços prestados. No caso do Hospital Regional de Sorriso, a solicitação feita em novembro de 2024 pede a abertura de um processo seletivo emergencial para as áreas administrativa e assistencial. Neste mês, a unidade reiterou a solicitação, destacando a urgência da situação, já que houveram 19 desligamentos de contratados que resultaram no bloqueio temporário de 16 leitos de enfermaria do pronto-socorro, “devido à falta de recursos humanos”, diz trecho do documento.

“Considerando ainda que no Edital de Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado 003/SES/2023 não possui mais candidatos classificados para a substituição e contratação de profissionais”, diz o ofício da direção do hospital.

Em resposta às unidades, o setor de Gestão Hospitalar emitiu um documento em novembro, ao gabinete do secretário de Adjunto de Administração Sistêmica, onde enfatizou a necessidade das contratações e solicitou as manifestações pertinentes.

“Além disso, a escassez de profissionais classificados no Processo Seletivo Simplificado n 003/SES/2023 para suprir as carências de pessoal nas áreas assistenciais e administrativas, nas unidades hospitalares regionais, torna a abertura de novos certames ainda mais urgente e necessária. Ressaltamos que, sem as devidas contratações, as rotinas hospitalares continuam a ser afetadas, com consequentes prejuízos na qualidade do atendimento e na execução das atividades internas. Embora ciente da necessidade manifestada pelas unidades, cumpre destacar competência para autorizar e que a viabilizar a abertura dos processos seletivos emergenciais em questão é exclusiva das áreas técnicas competentes, vinculadas ao GBSAAS”. diz o documento encaminhado pela Gestão Hospitalar da SES.

Em dezembro do ano passado a Comissão dos Aprovados no Concurso Público da Secretaria de Estado de Saúde afirmou que mais de 7 mil profissionais estão aguardando o chamamento. Eles apontaram que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2019 com o Ministério Público de Mato Grosso pode estar sendo descumprido no que se refere ao cumprimento da nomeação dos aprovados.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo