quinta-feira, 30 abril, 2026
InícioSAÚDEAltaflorestenses vacinados com a Janssen ainda não começaram a receber 2ª dose

Altaflorestenses vacinados com a Janssen ainda não começaram a receber 2ª dose

Os altaflorestenses que foram vacinados com a Janssen, que a princípio seria um imunizante contra a Covid-19 de dose única, ainda não começaram a receber a segunda dose da vacina (vacinação homóloga), conforme orientado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem tomou a vacina da Janssen deve tomar a segunda dose do mesmo imunizante em um intervalo de 2 a 6 meses após a primeira dose. Gestantes e puérperas vacinadas com Janssen devem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech no mesmo intervalo.

Em Alta Floresta, a maioria das pessoas que receberam a Janssen, foram vacinados a partir de junho, ou seja, ainda estariam dentro do prazo limite para receber a segunda dose.

Mas, até o momento o município não informou quando deverá iniciar a aplicação da segunda dose para este público, o que tem gerado ansiedade em quem recebeu o imunizante.

A situação abre espaço para dúvidas e desinformação.

Impasse

Recentemente questionada sobre a situação a saúde municipal informou que aguarda o envio de doses pelo Governo do Estado, enquanto isso, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio de nota enviada ao Notícia Exata, informa que conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, as novas doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais.

A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Enquanto isso, moradores vacinados com a Janssen ficam apreensivos com a chegada de doses para concluir o esquema vacinal.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular