A Vigilância Ambiental em Alta Floresta vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses como dengue, Chikungunya e Zika vírus, e faz um alerta à população sobre os cuidados para conter a proliferação do mosquito. Somente neste início de ano, o município registrou 154 notificações de dengue.
Por meio do diretor, Edson Rodrigues, a Vigilância Ambiental pede a sensibilização da população para procurar a Unidade de Saúde de seu bairro em caso suspeito de dengue, para que a secretaria de saúde possa notificar o serviço de controle da Vigilância e então medidas mais efetivas possam ser tomadas de acordo com a realidade de cada setor.
Com o período chuvoso intenso no município, as visitas das Agentes Comunitárias de Endemias – ACE, ficaram comprometidas, eram realizadas em torno de 3.500 a 4.000 visitas por mês, com as chuvas, essas possibilidades de visitação caíram e são realizadas em média 2 mil por mês, comprometendo o cuidado.
“Nesse período é fundamental que o morador tire 10 minutos por semana e olhe o seu quintal e elimine todos os recipientes que possam acumular água. A agente passa a cada 60 dias nas residências, então, nesse intervalo, é importante que o morador faça a sua parte e mantenha os cuidados em seu quintal”, apontou Rodrigues.
Os dados epidemiológicos do primeiro trimestre apontam 154 notificações de casos de dengue, sendo os bairros Cidade Bela, Boa Nova 1, 2 e 3, São José Operário e Santa Maria, os setores com maior incidência de registros.
Os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano e intensificados nesse período chuvoso. O Aedes aegypti passa por quatro etapas até chegar a forma de mosquito: ovo, larva, pupa e forma adulta. Este ciclo varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, as fases de ovo à forma adulta podem ocorrer de 7 a 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana para que o ciclo de vida do mosquito seja interrompido.
Orientações para evitar a proliferação:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela prefeitura;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva;
- Tampar caixas d’água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
- Limpar as calhas.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.