Um levantamento realizado pela Vigilância Ambiental de Alta Floresta no período de 01 de janeiro a 08 de fevereiro deste ano aponta que o município conta com 54 casos notificados de dengue, destes 22 são positivos. No momento os bairros com maior incidência de casos notificados são: Norte 3, Bom Pastor e Jardim Imperial, seguido de Vila Nova, Setor RI, Cidade Bela e Jardim das Flores.
A informação foi confirmada ao Notícia Exata pelo assessor de saúde pública, Edson Rodrigues. De acordo com ele, 70% dos focos estão sendo encontrados em lixos domésticos sendo eles: sacolas, latinhas, sacos de lixo garrafas, vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes, lonas.
De acordo com Edson, é importante que as pessoas procurem a unidade de saúde no caso de sentirem sintomas da doença, para que possa ser feita a notificação do caso “para que o paciente possa ser assistido pela equipe de enfermagem, com isso conseguiremos evitar casos graves”, pontuou.

Edson salientou que a borrifação vem sendo realizada pela equipe de Vigilância Ambiental, esse trabalho é feito mediante a notificações de casos prováveis de dengue, a equipe conta com 28 servidores fazendo visitas domiciliares trabalhando a parte orientativa e preventiva, visitando em média 3.000 imóveis semanais.
A Vigilância Ambiental também está trabalhando com a lei municipal 1488/2006, notificando os proprietários de imóveis com lixos ou materiais que possam está servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue Zika e Chikungunya.