quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioDesign da HomeDestaque com FotoAlta Floresta: saúde bucal e SAE/CTA desenvolvem ação em conjunto com Unemat

Alta Floresta: saúde bucal e SAE/CTA desenvolvem ação em conjunto com Unemat

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos da Atenção à Saúde Bucal e SAE/CTA Alta Floresta, realizou ação de prevenção à saúde para acadêmicos e docentes da Unemat-Alta Floresta nos dias 07, 08, 09 e 13 de novembro de 2023. A ação teve a finalidade de conscientizar, despertar o autocuidado e incentivar o diagnóstico precoce do Câncer Bucal e de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A Equipe Saúde Bucal desenvolveu o projeto “NÃO DEIXE MORRER SEU SORRISO: SAÚDE BUCAL NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE BOCA” com avaliação odontológica e orientações de prevenção ao câncer bucal para 450 universitários da Unemat Alta Floresta, onde foi abordado sobre fatores de risco, autoexame, importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer bucal.

A prevenção do câncer de boca na universidade é uma questão de extrema importância, uma vez que o ambiente acadêmico reúne muitos jovens adultos que na maioria das vezes estão expostos a fatores de risco associados a essa doença. A conscientização e a adoção de medidas preventivas podem fazer uma grande diferença na saúde bucal e geral dos estudantes e da comunidade universitária.

A cirurgiã-dentista Magda E Pierin, coordenadora da Saúde Bucal municipal alerta que “o câncer de boca está relacionado a vários fatores de risco, como o consumo de tabaco, até mesmo o uso do narguilé, álcool, e o vírus HPV (Papilomavírus Humano). É fundamental que os jovens estejam cientes dos riscos associados a esses comportamentos”. E ainda destaca a importância de fazer o autoexame da boca regularmente: “Isso envolve a observação de qualquer mudança na textura, cor ou aparência de seus lábios, gengivas, língua e interior das bochechas, assim, qualquer lesão ou sintoma persistente deve ser avaliado por um profissional de saúde”. Magda E Pierin salienta que, consultas regulares ao dentista desempenham um papel fundamental na detecção precoce do câncer de boca.

Por sua vez, conjuntamente ocorreu a Campanha VIVA MELHOR SABENDO – DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA IST, desenvolvida pela equipe SAE/CTA, onde foram atendidos 156 usuários e realizados 624 testes, com o objetivo de levar aos acadêmicos e ao corpo docente da Universidade a oportunidade de realizar os testes rápidos para rastreio das infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, tais infecções quando não diagnosticadas e tratadas de maneira adequada pode levar o usuário á óbito.

Para a Enfermeira/Coordenadora SAE/CTA, Emiliana Batista “vivemos um cenário epidemiológico onde apresentam-se índices elevados de casos para as IST, é possível observar o quanto o diagnóstico precoce favorece o tratamento evitando assim o adoecimento do indivíduo”.

É de suma importância disseminar o conhecimento a população sobre os benefícios do conhecimento do seu “status sorológico”, sobre quão importante é falar sobre o HIV/Aids e romper as barreiras da marginalização e preconceito em torno do vírus, sendo o preconceito o principal fator que afasta as pessoas da busca por conhecer seu “status sorológico”, afirma Emiliana Batista.

Para mais informações procure o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Avenida Ariosto da Riva, Centro, entre a clínica checkup e o Hospital Regional de Alta Floresta e estamos ativos em nossos canais de comunicação. Instagran @saecta.altafloresta e Whatsapp: 6639031032.

Viveiro interno

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo