segunda-feira, 15 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaqueAções voltadas à prevenção do câncer bucal são realizadas em Alta Floresta

Ações voltadas à prevenção do câncer bucal são realizadas em Alta Floresta

No mês de maio foram realizadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer bucal em alusão ao Maio Vermelho – mês de luta contra o câncer bucal. Tais ações foram desenvolvidas pelas Equipes da Atenção à Saúde Bucal nas unidades de saúde do município e instituições de ensino. As ações foram intensificadas nos dias 27, 28 e 29 de maio, especialmente durante a Semana Municipal de Luta Contra o Câncer Bucal, com o objetivo de conscientizar, despertar o autocuidado e incentivar o diagnóstico precoce do Câncer Bucal, finalidade do Projeto “Não Deixe Morrer o Seu Sorriso: Saúde Bucal na luta contra o câncer de boca” promovido pela Secretaria de Saúde por meio da Atenção à Saúde Bucal.

Os profissionais da Odontologia municipal abordaram nas palestras sobre os principais fatores de risco para o câncer de boca, como tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a exposição solar sem proteção e infecção pelo Papilomavírus humano (HPV); sinais e sintomas da doença; prevenção; autoexame; diagnóstico e tratamento do câncer bucal. Além disso, realizado orientações sobre hábitos de vida saudáveis e a importância da higiene bucal adequada. As ações abrangeram um total de 1.222 pessoas participantes nas unidades: USF I – Vila Nova; USF II – Cidade Bela; USF III – Panorama; USF IV – Santa Rica de Cássia; USF V – Cidade Alta; USF VIII – Boa Esperança; USF IX – Bom Jesus; USF X – São José Operário; USF XI – Universitário; USF XII – Cidade Alta II; USF XIII – Ana Néri; USF XIV – Santa Bárbara; USF XV – Élida Borges; e também na Escola 19 de Maio e Extensão Vilma Dias; Escola Jardim Universitário; Frigorífico Faz Carne; Ssec Vila Nova; Lar dos Idosos; Fadaf e Unemat.

Para a Cirurgiã-Dentista Magda Pierin, coordenadora da Saúde Bucal municipal, a Equipe de Saúde Bucal está engajada em ações fundamentais para a prevenção do câncer de boca: “trabalhamos com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Com essas ações, esperamos aumentar a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de boca, e promover mudanças significativas nos hábitos de vida da comunidade”. Magda Pierin, ainda alerta para o aumento no uso de cigarros eletrônicos na população mais jovem, um dos principais fatores de risco para o câncer de boca, motivo que vê a necessidade de fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção voltadas para esse público.

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, revelou que, em 2019, 16,8% dos escolares de 13 a 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% nos de 13 a 15 anos e 22,7% nos de 16 e 17 anos.

As ações de promoção à saúde e prevenção ao câncer de boca são contínuas, estão incorporadas na rotina de trabalho das Equipes de Saúde Bucal do município, e seguem ao longo do ano.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo