domingo, 23 março, 2025
InícioDesign da HomeDestaque com FotoVereadores realizam vistoria no reservatório de água para verificar abastecimento em Alta...

Vereadores realizam vistoria no reservatório de água para verificar abastecimento em Alta Floresta

Na manhã de quarta-feira (15), a vereadora Leonice Klaus dos Santos (Republicanos) e os vereadores Naldo da Pista (Republicanos), Chicão Motocross (Republicanos) e Darlan Trindade Carvalho (PRD) realizaram uma vistoria no Rio Taxidermista Um, principal reservatório de água responsável pelo abastecimento da cidade.

O motivo da vistoria foi a prior crise hídrica do município ocorrida no ano passado quando o município enfrentou longos períodos escassez de água, afetando tanto os moradores quanto as atividades comerciais. Com a chegada de 2025 e a intensificação das chuvas, os parlamentares, preocupados com o que poderia ocorrer no próximo período seco, decidiram acompanhar de perto o andamento das melhorias prometidas para o sistema de abastecimento.

O objetivo da fiscalização foi garantir que as melhorias necessárias para evitar um novo colapso no fornecimento de água fossem implementadas, principalmente com o aumento da capacidade de armazenamento e captação da água do Teles Pires.

A vereadora Leonice Klaus destacou a importância da continuidade da fiscalização. “Viemos fiscalizar, acompanhar e deixar claro que não adianta, agora tá chovendo, mas daqui uns dias a seca vem e mostrar para a população que nós não esquecemos que deve encanar essa água até o Teles Pires aqui. Do jeito que está não vai resolver o problema da população, só vai amenizar, mas daqui uns dias a população vai sofrer novamente. E que os vereadores não esqueceram. Vamos continuar cobrando, levando até o prefeito como está a situação aqui”, afirmou.

O vereador Darlan Carvalho, por sua vez, fez um balanço da situação enfrentada no ano passado, quando a cidade viveu momentos de extrema escassez de água. “Nós viemos aqui ano passado e o cenário era desesperador, porque não tinha nada de água e nós vimos apenas uma PC trabalhando aqui. Sabíamos que não ia dar conta, não ia conseguir resolver a demanda da cidade. Estamos num período chuvoso, bom, ótimo, mas sabemos que a seca vai vir. Se vai vir mais violenta, se vai vir mais amena, a gente não sabe. Mas o que estamos fazendo aqui é cumprir o nosso papel de vereadores para cobrar da prefeitura, que é a principal responsável por essa questão das águas, para que seja feito não só um paliativo, mas algo que resolva o problema da água de Alta Floresta”, afirmou o vereador.

O vereador Chicão Motocross também se mostrou preocupado com a situação futura, enfatizando a necessidade de continuar monitorando as ações da empresa responsável pelo abastecimento. “Ano passado houve a falta de água em Alta Floresta, nos bairros em geral, e eu creio que agora, com essa chuva, a situação amenizou, mas entrando na seca, provavelmente teremos o mesmo problema. Vamos continuar acompanhando a empresa Águas de Alta Floresta, conversando com o pessoal da prefeitura, para ver se conseguimos resolver de uma vez por todas essas questões da água, porque enquanto está chovendo, está tudo bem, tem bastante água, mas daqui a 4, 5, 6 meses voltamos à situação do ano passado”, alertou Chicão.

O vereador Naldo da Pista ressaltou que a fiscalização era uma forma de garantir que as promessas feitas pela empresa Águas de Alta Floresta e pela Prefeitura de Alta Floresta fossem cumpridas.

“Estamos aqui observando as modificações, as melhorias que a empresa Águas fez para a nossa população. Na época em que enfrentávamos o verão seco, com muitas casas sem água por 10 ou 15 dias, a empresa prometeu que faria uma limpeza e aumentaria a represa para acumular mais água. Estamos aqui fiscalizando de perto e vendo quais melhorias foram realizadas”, disse Naldo.

O vereador enfatizou a importância de garantir que a promessa de captação de água do Teles Pires seja de fato implementada, além de cobrar que a empresa e a Prefeitura cumpram com suas responsabilidades para não prejudicar ainda mais a população com a falta de água. Não podemos esquecer da prefeitura também, pois o prefeito tem que estar junto conosco, fazendo essa cobrança. A responsabilidade também é um pouco do prefeito, para que ele faça essa cobrança mais de perto. O papel dos vereadores é fiscalizar, mostrar para o povo que não estamos de braços cruzados. A Câmara está em recesso, mas estamos trabalhando no campo, acompanhando a situação”, ressaltou.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo