sexta-feira, 19 abril, 2024
InícioPOLÍTICAProjeto tenta proibir apreensão por IPVA atrasado em MT

Projeto tenta proibir apreensão por IPVA atrasado em MT

O deputado estadual Ulysses Moraes (DC) apresentou na terça-feira (9) um projeto que pretende proibir a apreensão de veículos que estiverem com o IPVA atrasado. Caso o projeto seja aprovado, o benefício só valerá em caso de débito no IPVA, pois se a dívida for no licenciamento, o veículo ainda será apreendido.

Leis semelhantes já foram aprovadas em Santa Catarina, Roraima e no município de Araxá (MG). No Acre, no início do ano um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa com a mesma proposta. Nesses locais, a mudança na Legislação causou polêmica, porque as multas ainda podem ser aplicadas nesses casos.

 

A proposta é alterar o dispositivo da Lei nº 7.301, de 17 de Julho de 2000. “É um absurdo permitir que o contribuinte fique sem o seu veículo apenas porque está com seu IPVA em atraso, existem outras formas legais de cobrar o imposto devido. Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, vou lutar até o fim para que esse projeto seja aprovado nessa Casa de leis”, afirma o parlamentar.

Como a apreensão por licenciamento atrasado continuará valendo, o benefício não terá tanto alcance, pois, um dos requisitos para a renovação do licenciamento é o pagamento do IPVA. Isso ainda será somado a perda de 7 pontos na carteira nacional de habilitação e multa por infração gravíssima.

Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é “proteger o contribuinte e o cidadão das abusivas práticas de cobrança indireta do IPVA por meio da apreensão dos veículos em caso de inadimplemento, que configuram verdadeira sanção política, vedada pela jurisprudência do STF”.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo