Os motoristas que percorrem a BR-163/MT, ao norte do estado, passaram a contar com 15 quilômetros de pista duplicada em Diamantino (km 507 ao km 522) a partir desta segunda-feira (18.03.2024), quando o governador Mauro Mendes e o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, autorizaram a passagens dos primeiros veículos pelo trecho concluído pela Nova Rota do Oeste. A liberação do tráfego ocorreu às 10h15h e marca a história da população que aguardava por esse momento há mais de 7 anos. Este é o primeiro trecho duplicado pela Concessionária ao norte desde o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumir o controle acionário da empresa, em maio de 2023.
Ao liberarem a passagem dos veículos, Mauro e Cidinho destacaram a emoção e realização de um sonho para Mato Grosso. O governador comentou que a redução do número de acidentes será apenas um dos reflexos positivos para o estado. Para o presidente do Conselho o momento foi de satisfação imensa poder entregar esse benefício aos motoristas e população em geral e economia.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, reforçou que a liberação do fluxo de veículos no primeiro trecho duplicado demonstra o compromisso da Concessionária com o cumprimento do contrato firmado com a Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT).
Após a passagem dos primeiros veículos, a comitiva seguiu viagem para Lucas do Rio Verde, onde será assinada a segunda ordem de serviço com foco na duplicação da BR-163, contemplando o segmento de 88 quilômetros entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Início de um sonho – A duplicação da BR-163 em Diamantino começou em julho de 2023, menos de dois meses após a troca de controle. A assinatura da ordem de serviço autorizando o início das obras ocorrem em Nova Mutum, prevendo um investimento de R$ 618 milhões em um pacote de serviços que prevê a duplicação de 86 quilômetros, de Diamantino a Nova Mutum, construção de canteiro central, acostamento, viadutos e pontes.