O prazo para registro de candidaturas para o pleito municipal de 2024 terminou nesta quinta-feira (15). Cinco candidaturas a prefeito foram registradas para disputar a prefeitura de Colíder.
Jaime Marques Gonçalves (Podemos) tem como vice Katia Santos (PRTB); Hemerson Máximo (Maninho) do União Brasil, tem como vice Nara Leal (MDB); Rodrigo Luiz Benassi (PRD) tem como vice Lourenço Marani (PRD); Flavinha Rodrigues (Republicanos) tem como vice Euler Borges (Progressistas); Claudemir Guedes (PDT) tem como vice Rosicleia de Paula (PDT).
A partir de agora, os pedidos de registro devem ser analisados por juízos eleitorais. Se for constatada alguma falha, omissão ou ausência na documentação necessária à análise do pedido pelo juiz eleitoral, a legenda ou a coligação será intimada para que a pendência seja resolvida no prazo de três dias.
Qualquer candidato, partido político, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar, ou seja, questionar o pedido de registro de candidatura no prazo de cinco dias após a publicação do edital, apresentando de forma fundamentada as razões que impedem aquela candidatura. Em caso de aceitação ou rejeição do pedido pelo juiz, o interessado pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, que vai julgar o recurso, podendo manter a decisão ou alterá-la.
Segundo o Calendário Eleitoral, o dia 16 de setembro é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas estejam julgados pelos tribunais correspondentes.
A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro.
São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.