Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de doze pessoas neste domingo (12), no bairro Vila Nova, em Alta Floresta (MT). Segundo a PM, os detidos são suspeitos de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), que promovia um suposto evento de “Dia das Crianças” com o objetivo de fortalecer o domínio territorial e fazer apologia ao crime.
De acordo com o boletim da ocorrência, equipes do 8º Batalhão, 9º Comando Regional e Força Tática foram mobilizadas após o setor de inteligência identificar que a facção estaria organizando uma festa com distribuição de brinquedos, alimentos e bebidas, além de estruturas como pula-pula e barracas, todas supostamente financiadas com recursos ilícitos.
No local, os policiais constataram a realização do evento e prenderam líderes e integrantes do grupo criminoso. Entre os detidos está uma mulher apontada como coordenadora da ação no bairro. Também foram abordadas outras duas pessoas que estavam em um veículo Honda Civic transportando kits de brinquedos e doces. Segundo a PM, eles seriam os principais mentores e financiadores do evento.
Diversos dos suspeitos possuem passagens por tráfico e organização criminosa. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil, junto com os materiais apreendidos.
A Polícia Militar informou que a operação transcorreu sem feridos e reforçou que “não permitirá ações criminosas travestidas de eventos sociais”, destacando o compromisso com o combate às facções e à criminalidade organizada em todo o Estado.
Detidos:
11 homens com idade de 31, 24, 19, 29, 29, 27, 23, 46, 25, 30, 31 anos, e duas mulheres de 31 e 20 anos