domingo, 14 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com FotoSesp inaugura núcleo de operações para treinamento de cães em penitenciária de...

Sesp inaugura núcleo de operações para treinamento de cães em penitenciária de Sinop

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) inaugurou nesta segunda-feira (10.06) o Núcleo de Operações com Cães na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (480 km de Cuiabá). O local será utilizado para o treinamento de cães que colaboram em ações das forças de segurança pública.

O Núcleo de Operações com Cães inicia as atividades com três cães prontos para atuação e três em fase de treinamento. No local, sete policiais penais cinotécnicos trabalharão com o adestramento e manutenção dos animais em dedicação exclusiva a fim de aperfeiçoar as atividades com os cães e garantir maior qualidade na prestação de serviços.

Os animais atuam em atividades de resgate, buscas e operações, utilizando suas habilidades sensoriais, como faro e audição, além de sua força e tamanho, possibilitando a localização de drogas durante revistas e na captura de foragidos.

“O Núcleo de Operações com Cães foi criado para melhorar o atendimento ao público em Sinop, bem como nas revistas e inspeções, tanto preventivas quanto em operações, na penitenciária da cidade. A equipe já está em operação e participou de uma ação conjunta com a Polícia Judiciária Civil. O intuito é beneficiar não só a penitenciária de Sinop, mas também a segurança da região como um todo”, destacou o diretor da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o policial penal Adalberto Dias.

São 130 m² de construção na área da Penitenciária de Sinop com o investimento de cerca de R$ 230 mil oriundo de parcerias firmadas pelo Estado. A nova estrutura possui ambiente gramado para treinamento, sete baias para cães, salas para atendimento veterinário e procedimento de revistas, alojamento, banheiros e recepção. Para execução dos serviços, a Sesp utilizou 100% da mão de obra de reeducandos.

No evento, além da entrega da estrutura, também foi realizada a aula inaugural do primeiro Curso de Ações Táticas de Sinop. “É com muita alegria que iniciamos as atividades. Em 2023, tivemos a oportunidade de participar do 3º Curso de Cinotecnia da Polícia Penal de Mato Grosso e retornamos com a missão de executar aquilo que aprendemos. Existe uma frase que diz: o que muda na sua vida não é aquilo que você sabe, o que muda na sua vida é aquilo que você coloca em prática. Saímos do curso que durou 30 dias com entusiasmo e vontade de trabalhar e neste ano tivemos o projeto aprovado para a construção do Núcleo e também deste primeiro curso em Sinop”, celebrou o coordenador do Núcleo de Operações com Cães, o policial penal Luiz Carlos Carvalho Amorim.

No total, 35 alunos participarão de 60 horas-aula para se qualificarem em ações táticas com cães, intervenção, busca, captura e outros temas relacionados à segurança pública. “Os alunos que já trabalham com cães irão se aperfeiçoar, e aqueles que ainda não têm experiência, irão adquirir este conhecimento”, explica o coordenador.

Foto: DIvulgação

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo