terça-feira, 21 outubro, 2025
InícioDesign da HomeDestaque com FotoSemana Nacional de Ciência de MT vai reconhecer pesquisadores com prêmios de...

Semana Nacional de Ciência de MT vai reconhecer pesquisadores com prêmios de até R$ 40 mil

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso (SNCT/MT), que vai ser realizada entre 22 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, vai reconhecer pesquisadores com prêmios de até R$ 40 mil.

Ao todo, 4 projetos foram aprovados na categoria Pesquisador(a) Destaque. Eles disputarão os prêmios ao participar da etapa de apresentação durante a 22ª SNCT/MT, que também será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O modelo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), prestigia legado científico, inovação e liderança acadêmica como bens públicos, e não apenas resultados pontuais.

“A criação e o fortalecimento dessa categoria tem como objetivo sedimentar uma cultura de valorização das carreiras que formam gente, orientam novas gerações, comunicam resultados e convertem conhecimento em soluções para o território. Reconhecer quem pesquisa é fortalecer o futuro de Mato Grosso. A gente cria cultura de valorização e atrai novos talentos para a ciência”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Cleiton Marino Santana.

O prêmio seleciona trajetórias alinhadas ao tema da edição 2025 da SNCT/MT, “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, admitindo abordagens interdisciplinares desde que apresentem resultados relevantes e comprovados para Mato Grosso, com ênfase em benefícios diretos ou indiretos à população e ao desenvolvimento regional.

Na vertente Pesquisador Destaque, exige-se também formação de recursos humanos com no mínimo cinco orientações de iniciação científica, cinco de mestrado e cinco de doutorado ao longo da carreira, sempre em diálogo com a temática do edital.

“Ao vincular produção qualificada, formação de recursos humanos e aderência estratégica à agenda da água, o prêmio desloca o foco do episódico para o estrutural, estabelecendo métricas que ajudam a orientar prioridades públicas e a inspirar as novas gerações da ciência em Mato Grosso”, destaca o superintendente Cleiton.

Panorama da 22ª Semana Nacional de Ciência em MT

Com 125 submissões e novas categorias, a 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso (SNCT/MT) reforça o compromisso em valorizar trajetórias acadêmicas e o impacto social da pesquisa. Dos trabalhos submetidos, aproximadamente 60% foram aprovados, dentro dos critérios de enquadramento. São produções de alta qualidade, alinhadas ao tema central e distribuídas em todas as categorias: Graduação, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, Projeto de Inovação, Projeto de Extensão Tecnológica, Professor Pesquisador da Escola Pública e Pesquisador Destaque.

Entre os projetos que o público encontrará durante a 22ª SNCT/MT, destacam-se iniciativas de tecnologia assistida, que integram neuro-robótica e programação para apoiar o aprendizado de crianças com TEA e TDAH, além de propostas de ensino de Química acessível por meio de jogo didático, pensado para pessoas com deficiência visual e daltonismo, com estratégias inclusivas também voltadas a estudantes no espectro do autismo. Os vencedores serão anunciados em 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo