domingo, 14 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaquePolitec adquire equipamentos modernos para laboratório de revelação de impressões digitais

Politec adquire equipamentos modernos para laboratório de revelação de impressões digitais

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) modernizou o laboratório de revelação de impressões digitais com a aquisição de novos equipamentos. Essa renovação, viabilizada com investimentos do Governo de Mato Grosso, substitui aparelhos utilizados há mais de 20 anos, aprimorando a eficiência e a segurança do trabalho da perícia criminal.

Os novos equipamentos, sendo uma câmara de fumigação de cianocrilato e uma câmara de aceleração de ninidrina e DFO, custaram R$ 409 mil. Eles são fundamentais para a revelação de impressões digitais em objetos coletados em cenas de crimes, facilitando a identificação de suspeitos em todo o Estado.

A câmara  de fumigação de cianoacrilato é utilizada para a revelação de impressões digitais invisíveis a olho nu, em superfícies não porosas, como plástico, metais e vidros, num ambiente seguro e controlado. com regulagem de temperatura e umidade garantindo maior precisão na revelação das impressões. 

O segundo equipamento, uma câmara climática, projetada para revelar impressões digitais em superfícies porosas, como papel, papel-moeda, madeira bruta, gesso, etc. Permite  que a evidências seja desenvolvida sob as condições ideais de temperatura e umidade aprimorando a qualidade da revelação para os melhores resultados,  especialmente em impressões latentes e contaminadas por sangue.

A gerente de Perícias em Impressões de Pele da Poltec, Vanessa Gonçalves, afirmou que, além de trazerem mais agilidade nas análises, os equipamentos garantem mais segurança aos peritos oficiais criminais durante o manuseio e utilização dos reagentes químicos que são altamente tóxicos.

“Os vapores de cianoacrilato são filtrados automaticamente após a utilização, não entrando em contato com o servidor. A qualidade da revelação melhorou, pois o vapor é distribuído de maneira uniforme, alcançando toda a área de contato do objeto da perícia” , citou a gerente. 

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo