domingo, 14 julho, 2024
InícioPOLÍCIAPolícia Federal combate o garimpo ilegal em Terra Indígena de MT

Polícia Federal combate o garimpo ilegal em Terra Indígena de MT

A Polícia Federal finalizou nesta sexta-feira, 28/6, a Operação Passe Livre, em que realizou três dias de ações na Terra Indígena Sararé, para combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área atingida por garimpeiros, além de apreender maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal.

Durante as diligências policiais, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no interior de propriedades rurais ocupadas parcialmente por garimpeiros ilegais. As ordens judiciais partiram da 2ª Vara Federal de Cáceres/MT.

Foto: Divulgação

No decorrer da operação, os policiais conseguiram apreender uma pá carregadeira em boas condições de uso. O maquinário foi retirado do meio da mata, sendo destinado a prefeituras de municípios vizinhos à área degradada.

Além disso, foram inutilizadas 12 pás carregadeiras, oito motores de dragagem, dois geradores, os quais, de difícil/impossível remoção, foram encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

Foto: Divulgação

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e aprofundar a descapitalização da organização criminosa.

A usurpação do ouro financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizimando a população indígena na região, poluindo os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social e desequilíbrio no mercado financeiro.

Os investigados podem responder por usurpação de bem da União e crime ambiental por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.

Balanço:

* 12 escavadeiras inutilizadas
* 1 escavadeira apreendida
* 8 motores de dragagem inutilizados
* 2 geradores inutilizados
* 10 mil litros de diesel inutilizados
* Dezenas de barracas destruidas

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo