sexta-feira, 10 outubro, 2025
InícioDesign da HomeDestaquePolícia Ambiental deflagra Operação Amazônia e destrói maquinários usados em garimpo ilegal...

Polícia Ambiental deflagra Operação Amazônia e destrói maquinários usados em garimpo ilegal no interior de MT

A Polícia Militar de Proteção Ambiental, em conjunto com equipes da Cavalaria de Nova Mutum, do 3º BPM e do 10º BPM, deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Amazônia Colniza – Tolerância Zero, com o objetivo de combater crimes ambientais na região norte do estado.

A ação foi desencadeada após uma denúncia de extração ilegal de ouro, identificada por meio de monitoramento via satélite realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI) do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, com apoio da plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal.

Foto: Divulgação

Ao chegar ao ponto indicado, as equipes confirmaram a existência de uma área de garimpo clandestino, onde foram localizados motores-bombas, cavas abertas, tubulações e uma caixa separadora de minério. No entanto, nenhum suspeito foi encontrado no local no momento da operação.

Durante a fiscalização, foi constatado que a área não possui autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para a extração de minério e não está cadastrada no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

Como medida administrativa e preventiva, os policiais inutilizaram e destruíram quatro motores-bombas utilizados na atividade ilegal e apreenderam um equipamento, que foi encaminhado para termo de depósito. A área também será embargada pelas autoridades ambientais competentes.

Foto: Divulgação

A Operação Amazônia Colniza – Tolerância Zero faz parte das ações permanentes de combate ao desmatamento e à mineração irregular no noroeste de Mato Grosso, região considerada sensível por sua proximidade com áreas de preservação e de intensa pressão por garimpos clandestinos.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo