A 38ª edição da Operação Lei Seca de 2025 foi realizada na noite de sexta-feira (31), na Avenida Ludovico da Riva, em Alta Floresta. A ação começou por volta das 20h e contou com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização.
Participaram da operação equipes do Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Judiciária Civil (PJC), 20ª Ciretran/Detran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec.
Durante as abordagens, 72 veículos foram fiscalizados, dos quais 25 acabaram autuados por diversas irregularidades. Foram aplicados 49 autos de infração de trânsito (AITs), sendo 13 por conduzir veículo sob efeito de álcool, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Outras infrações registradas incluem 5 motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (art. 162, I) e 10 condutores flagrados com veículos não licenciados (art. 230, V). Além disso, 21 autuações foram classificadas como “outras infrações”.
Os agentes realizaram 74 testes de alcoolemia, resultando em 4 prisões por embriaguez ao volante (art. 306 do CTB) e 1 prisão por dirigir com suspensão do direito de dirigir (art. 307).
A operação também resultou na remoção de 19 veículos. Nenhum Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado durante a fiscalização.
De acordo com os organizadores, a Operação Lei Seca tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito, prevenir acidentes e reduzir a combinação perigosa entre álcool e direção, especialmente em períodos de maior movimentação nas vias urbanas.
