A 36ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na noite de sexta-feira (17), na Avenida Amazonas, no bairro Cidade Alta. A ação, que teve início às 21h, contou com a participação integrada de diversos órgãos de segurança e fiscalização.
Participaram da operação equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, 20ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec.
Durante as abordagens, foram fiscalizados 97 veículos e realizados 106 testes de alcoolemia. O balanço da operação registrou 82 Autos de Infração de Trânsito (AIT) e 12 prisões, sendo nove por embriaguez ao volante (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro) e três com base em autos de constatação de embriaguez (art. 165 do CTB). Também houve duas ocorrências por direção perigosa.
Entre as infrações mais recorrentes estão:
-
17 autuações por dirigir sob efeito de álcool (art. 165);
-
2 autuações por recusar o teste de alcoolemia (art. 165-A);
-
17 casos de motoristas sem habilitação (art. 162, I);
-
2 casos de condutores com CNH vencida há mais de 30 dias (art. 162, V);
-
17 veículos não licenciados ou sem registro (art. 230, V);
-
Além de 27 outras infrações diversas.
No total, 41 veículos foram autuados e 30 removidos ao pátio por irregularidades administrativas e de documentação.
A Operação Lei Seca tem como objetivo principal reduzir acidentes e coibir a combinação de álcool e direção. As ações seguem sendo realizadas periodicamente em diferentes pontos de Alta Floresta, com apoio das forças de segurança e órgãos de trânsito