Na manhã de ontem, segunda-feira (16), durante o cumprimento da operação “Dourado Maldito”, desencadeada pelo 9° Comando Regional de Polícia Militar em Alta Floresta e realizada de maneira integrada entre a Policia Federal, Bombeiros e unidades especializadas da Polícia Militar, foi possível identificar um ponto onde estava sendo utilizado como “estaleiro” para balsas garimpeira.

No local também se observou grande depredação da flora local, com desmate e depredação de áreas de preservação permanente como as margens do rio Apiacás.
Foram localizados equipamentos utilizados para extração de minérios, como balsas, geradores de energia e equipamentos utilizados para escavar o leito dos rios conhecidos como “chupão” e “abacaxi”.

Durante a chegada das equipes, uma caminhonete F-4000 de cor verde, estava saindo do local com diversos ocupantes em sua carroceria.
Foi dada a voz de parada, mas os ocupantes foragiram para região de mata, abandonando o veículo com diversos itens em seu interior, não sendo possível identificar os ocupantes ou proprietário.

A F-4000 foi checada e constavam diversas infrações administrativas.
Diante da incapacidade de transportar os equipamentos, diversos materiais foram inutilizados no local. O veículo foi conduzido ao pátio do Detran de Paranaíta.
O comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Alta Floresta, Tenente Coronel Oswaldo Marins Rabelo, falou ao Notícia Exata sobre a operação.
“Posso dizer referente à operação que foi um sucesso. Tivemos a integração das polícias de uma forma geral. A PM participou através do Batalhão de Operações Especiais, apoio da Rotam, Batalhão Ambiental. Agradecer aqui ao Coronel Roque, que é o comandante especializado, bem como agradecer ao Coronel Fernando Augustinho, que é o responsável pela SAIOP (Secretaria Adjunta de Integração Operacional), que nos encaminhou aqui o grupamento aéreo. Agradecer ao Dr. Pedro, da Polícia Federal, que é o chefe de operações a nível de Mato Grosso, que encaminhou aqui uma guarnição. Inutilizamos algumas balsas. Fizemos uma apreensão de combustível, inutilizamos um motor de Scânia entre outros, a Polícia Militar está aí, servindo e protegendo o cidadão de bem. Conte com a Polícia Militar e também com as Forças de Integração de Segurança Pública”, disse o comandante.