domingo, 20 julho, 2025
InícioPOLÍCIAOperação “Dourado Maldito” é deflagrada no município Paranaíta em combate ao garimpo...

Operação “Dourado Maldito” é deflagrada no município Paranaíta em combate ao garimpo ilegal

Na manhã de ontem, segunda-feira (16), durante o cumprimento da operação “Dourado Maldito”, desencadeada pelo 9° Comando Regional de Polícia Militar em Alta Floresta e realizada de maneira integrada entre a Policia Federal, Bombeiros e unidades especializadas da Polícia Militar, foi possível identificar um ponto onde estava sendo utilizado como “estaleiro” para balsas garimpeira.

Foto: PM MT

No local também se observou grande depredação da flora local, com desmate e depredação de áreas de preservação permanente como as margens do rio Apiacás.

Foram localizados equipamentos utilizados para extração de minérios, como balsas, geradores de energia e equipamentos utilizados para escavar o leito dos rios conhecidos como “chupão” e “abacaxi”.

Foto: PM MT

Durante a chegada das equipes, uma caminhonete F-4000 de cor verde, estava saindo do local com diversos ocupantes em sua carroceria.

Foi dada a voz de parada, mas os ocupantes foragiram para região de mata, abandonando o veículo com diversos itens em seu interior, não sendo possível identificar os ocupantes ou proprietário.

Foto: PM MT

A F-4000 foi checada e constavam diversas infrações administrativas.

Diante da incapacidade de transportar os equipamentos, diversos materiais foram inutilizados no local. O veículo foi conduzido ao pátio do Detran de Paranaíta.

O comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Alta Floresta, Tenente Coronel Oswaldo Marins Rabelo, falou ao Notícia Exata sobre a operação.

“Posso dizer referente à operação que foi um sucesso. Tivemos a integração das polícias de uma forma geral. A PM participou através do Batalhão de Operações Especiais, apoio da Rotam, Batalhão Ambiental. Agradecer aqui ao Coronel Roque, que é o comandante especializado, bem como agradecer ao Coronel Fernando Augustinho, que é o responsável pela SAIOP (Secretaria Adjunta de Integração Operacional), que nos encaminhou aqui o grupamento aéreo. Agradecer ao Dr. Pedro, da Polícia Federal, que é o chefe de operações a nível de Mato Grosso, que encaminhou aqui uma guarnição. Inutilizamos algumas balsas. Fizemos uma apreensão de combustível, inutilizamos um motor de Scânia entre outros, a Polícia Militar está aí, servindo e protegendo o cidadão de bem. Conte com a Polícia Militar e também com as Forças de Integração de Segurança Pública”, disse o comandante. 

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo