quarta-feira, 12 novembro, 2025
InícioDesign da HomeDestaque com foto 1Operação Conjunta desarticula garimpo ilegal em Alta Floresta e investiga atuação de...

Operação Conjunta desarticula garimpo ilegal em Alta Floresta e investiga atuação de organização criminosa; 4 foram detidos

Uma operação integrada das forças de segurança de Mato Grosso resultou na desativação de uma estrutura de garimpo ilegal que funcionava no Rio Teles Pires, na zona rural de Alta Floresta. A ação foi desencadeada após denúncias que apontavam a presença de balsas operando irregularmente nas proximidades da balsa da 4ª Leste. Estiveram envolvidas equipes da Força Tática 9º Comando Regional, 8º Batalhão de Policia Militar. Força Tática 2º Comando Regional e Policia Ambiental Cuiabá.

De acordo com o 8º Batalhão de Polícia Militar, as informações iniciais chegaram ao 9º Comando Regional, que iniciou um trabalho de inteligência para apurar a denúncia. As diligências confirmaram a existência de uma balsa equipada para extração mineral clandestina, possivelmente ligada a uma organização criminosa que atua na região norte do Estado. Além da exploração irregular, o grupo seria suspeito de envolvimento em extorsões contra garimpeiros locais.

Foto: PMMT

Diante da constatação, foi montada uma força-tarefa envolvendo o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, a Força Tática do 2º e do 9º Comando Regional, o 8º BPM e a Agência Regional de Inteligência. As equipes se deslocaram até o ponto indicado e realizaram a abordagem da embarcação de grande porte. Durante a vistoria, foram encontrados equipamentos típicos da atividade garimpeira, como calhas e motores, além de material mineral com resquícios de ouro.

Ao serem solicitadas as licenças ambientais e autorizações de lavra, os responsáveis afirmaram não possuir qualquer documentação legal. Diante da irregularidade, a operação resultou na apreensão dos maquinários e inutilização da balsa garimpeira. Quatro pessoas — três homens e uma mulher — foram detidas e encaminhadas à Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil de Alta Floresta.

No sistema ambiental SIGA Autuação foram lavrados os autos administrativos referentes ao caso, para subsidiar a responsabilização civil e administrativa dos envolvidos. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram apresentados sem lesões corporais aparentes e não houve necessidade de uso de algemas, em conformidade com os princípios de legalidade e proporcionalidade.

Foram apreendidos dois barcos com motor, além de outros equipamentos utilizados na extração mineral ilegal.

A PM destacou que a operação representa um avanço no combate aos crimes ambientais e à atuação de organizações criminosas na região. “A operação reforça o compromisso da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso com a preservação ambiental, a defesa do patrimônio público e o combate sistemático à criminalidade em todas as suas formas”, pontuou a Polícia através de nota.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo