Uma ação da Polícia Militar de Proteção Ambiental, em conjunto com o 3º Batalhão da PM, resultou na identificação de uma área de desmatamento ilegal na zona rural de Brasnorte, na Comunidade Vila Nova, região do PA Tibagi. A operação ocorreu na segunda-feira (22), após denúncia recebida pela corporação com base em monitoramento via satélite da plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal.
De acordo com o boletim, a equipe se deslocou até uma propriedade rural, nas coordenadas repassadas, e constatou a veracidade da denúncia. No local, havia uma área já desmatada e quatro pessoas foram encontradas em atividade. Um dos suspeitos se apresentou como proprietário do imóvel e informou não possuir licença ou documentação que autorizasse a supressão da vegetação.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram 13 toras de madeira de espécies diversas, totalizando cerca de 25 metros cúbicos. Diante da impossibilidade de retirar o material, as toras foram inutilizadas com o uso de motosserra. Além disso, foram localizados veículos e equipamentos utilizados no crime ambiental, que acabaram apreendidos.
Materiais apreendidos:
- 25 m³ de madeira (inutilizada no local);
- 01 trator pá carregadeira;
- 01 caminhão Mercedes-Benz com semirreboque;
- 01 caminhão Volvo com reboque;
- 01 motosserra.
Os quatro envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Brasnorte, onde devem responder pelo crime de desmatamento ilegal. Os veículos foram encaminhados à Secretaria de Obras do município, que ficou como fiel depositária dos bens apreendidos.
A Operação Amazônia tem sido realizada em diversas regiões do estado com o objetivo de combater crimes ambientais, principalmente o desmatamento ilegal e a extração irregular de madeira.