A 34ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na tarde de domingo (28), em Alta Floresta, na Avenida Ludovico da Riva, centro. A ação começou às 16h e reuniu diversos órgãos de segurança e fiscalização.
Participaram da operação o Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Judiciária Civil (PJC), 20ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec.
Durante a fiscalização, 88 veículos foram abordados e 93 motoristas realizaram o teste de alcoolemia. Do total, 61 autos de infração de trânsito (AITs) foram lavrados. Entre as principais irregularidades, destacam-se:
- 06 autuações pelo Art. 165 do CTB (dirigir sob efeito de álcool);
- 04 pelo Art. 165-A (recusa em realizar o teste do bafômetro);
- 19 pelo Art. 162, I (conduzir veículo sem CNH);
- 01 pelo Art. 162, V (CNH vencida há mais de 30 dias);
- 14 pelo Art. 230, V (veículo sem registro ou não licenciado);
- 17 por outras infrações diversas.
Além das infrações administrativas, a operação resultou em 05 prisões: três por embriaguez ao volante (Art. 306 do CTB), uma por auto de constatação de embriaguez (Art. 165) e uma por direção perigosa.
Também foram removidos 25 veículos e 35 foram autuados.
De acordo com as autoridades envolvidas, a Operação Lei Seca segue como uma das principais ferramentas para a redução de acidentes e para a preservação de vidas, reforçando a fiscalização contra a combinação perigosa de álcool e direção.