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Via Brasil BR-163 inicia a recuperação entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA)

De um passado de atoleiros, insegurança e prejuízos para uma realidade de pistas recuperadas e bem mantidas, trajeto mais seguro e apoio 24h aos motoristas. Esse é o salto que a BR-163 dará com a chegada da Via Brasil BR-163, concessionária que assumiu, em abril, a gestão dos 1.009 quilômetros da BR-163/230/MT/PA, entre Sinop, no Mato Grosso e o Porto de Miritituba, no Pará. O trecho é considerado o principal corredor para o escoamento da produção de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte.

A Via Brasil BR-163, cujo contrato de concessão tem duração de 10 anos, inicia, em maio, o plano de investimentos de mais de R$ 2 bilhões voltado para a recuperação, ampliação da capacidade, conservação e oferta de serviços operacionais aos usuários, como assistência médica e socorro de guincho. Além da BR-163, o trecho concedido engloba 39,3 km da BR-230, conhecida como Transamazônica, nos acessos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, no Pará.

As primeiras intervenções, de caráter corretivo, têm previsão se serem executadas pelos próximos 6 meses. Nessa fase, a concessionária atuará para elevar a rodovia a melhores níveis de segurança e trafegabilidade. A frente de trabalhos inicia pela recuperação de asfalto, sinalização, drenagem, pontes, elementos de segurança, dentre outros.

Além de reparar por completo a precária situação atual de alguns trechos, as intervenções imediatas eliminarão riscos como depressões, abatimentos e degraus, assim como grandes desníveis entre o acostamento e a pista. Essas melhorias contribuem para evitar acidentes, principalmente tratando-se de veículos de carga.

Os usuários da BR-163 também sentirão rápida melhoria na sinalização. Placas antigas, ilegíveis e danificadas serão substituídas por novos modelos, mais visíveis, principalmente à noite. Trechos em que os motoristas sequer conseguem enxergar as faixas pintadas na pista serão recuperados. Todo o percurso receberá tachas refletivas (olhos-de-gato), que auxiliam os condutores em situações de pouca visibilidade.

A segurança da rodovia será elevada no curto prazo a partir de outras intervenções, como recuperação de barreiras e defensas metálicas; reparos em pontes e passeios; limpeza e desobstrução de bueiros, canaletas e demais itens do sistema de drenagem, garantindo o correto escoamento das águas; recomposição de aterros e taludes; serviços de poda, capina e roçada da faixa de domínio e canteiros centrais.

“Vamos cuidar do principal corredor do agronegócio brasileiro, por onde circula parte considerável da riqueza do país. É um projeto desafiador e de enorme relevância. Estudamos a fundo as necessidades do empreendimento e estamos preparados para entregar uma nova rodovia, melhor e mais segura, principalmente para o transportador de grãos”, destaca Fernando Fujisawa, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

O calendário de obras ao longo dos mais de 1.000 quilômetros prevê trabalhos prioritariamente no período diurno. Nos pontos com intervenção a empresa irá instalar sinalização para alertar e conscientizar os usuários, além de homens-bandeira, já que poderá ocorrer retenção nos pontos com “pare-e-siga”. Em caso de intervenções no período noturno, além de toda a sinalização prevista, serão instalados sistemas de iluminação a fim de promover segurança para os trabalhadores e usuários da via.

ASSISTÊNCIA 24H, SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS USUÁRIOS

Os usuários da BR-163 passarão a contar, ainda em 2022, com uma série de serviços, chamado Sistemas de Atendimento ao Usuário (SAU). Integram os serviços de assistência, atendimento médico de emergência; socorro mecânico; combate a incêndios e apreensão de animais na faixa de domínio; sistema de informações aos usuários; e sistema de reclamações e sugestões. O socorro na pista poderá ser solicitado por meio de telefone 0800.

O contrato de concessão prevê a construção de 4 bases operacionais, que também funcionarão como ponto de apoio aos motoristas. As instalações, disponíveis 24 horas, disponibilizarão totens com informações úteis, área para descanso, estacionamento, sanitários, fraldário, acesso a água potável e telefone público.

“A Via Brasil BR-163 atuará com uma frota de 23 viaturas de inspeção, 8 guinchos, 5 ambulâncias, 4 caminhões para apreensão de animais e 4 caminhões-pipa. Equipes da concessionária estarão continuamente presentes nos mais de 1.000 quilômetros concedidos, aptas a identificar e lidar com as mais variadas situações”, destaca Regina Paiva, diretora de Operação.

Painéis eletrônicos de mensagens farão parte do suporte operacional ao longo do trecho concedido, repassando informações úteis e instruções aos condutores. O Centro de Controle Operacional poderá monitorar a rodovia 24h por cerca de 50 câmeras que serão instaladas.

A fiscalização também subirá de patamar na rodovia. Além de coibir infrações, ela é importante para elevar os níveis de segurança de todos que utilizam a pista. A concessionária irá construir três postos de pesagem e três postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e instalará radares controladores de velocidade.

A responsabilidade pela fiscalização é das autoridades públicas e os recursos provenientes das autuações vão diretamente para o Tesouro Nacional, sem qualquer interferência da concessionária.

SOBRE A VIA BRASIL BR-163

A Via Brasil BR-163 é a concessionária responsável pela gestão dos 1.009 quilômetros que ligam o Mato Grosso a portos no Pará, atendendo 12 municípios entre Sinop, no Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará. Trata-se da primeira concessão de uma rodovia federal na Região Norte do país.

O trecho é um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e Norte, ligação da produção do agronegócio aos terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

O contrato tem duração de 10 anos e tem previsão de mais de R$ 2 bilhões de investimentos, destinados à operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços aos usuários.

Fonte
Assessoria Via Brasil-163
Prestiberiana Interno

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