quarta-feira, 19 junho, 2024
InícioGERALSema entrega para regional de Alta Floresta sonda que monitora qualidade da...

Sema entrega para regional de Alta Floresta sonda que monitora qualidade da água e mortandade de peixes

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entregou ontem terça-feira (18.04) uma sonda multiparamétrica para a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) de Alta Floresta. O aparelho auxilia na investigação de alterações na qualidade da água superficial, denúncias de poluição e mortandade de peixes.

No total, cinco regionais já receberam sondas multiparamétricas, que começaram a ser entregues pela Sema em 2021: Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta.

“O uso das sondas permite averiguar denúncias de poluição com medição dos parâmetros da água e mortandade de peixes. O objetivo é dotar a DUD de instrumentos capazes de identificar de forma mais rápida estas questões e aumentar a chance de responsabilização”, explicou o coordenador de Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar, Sérgio Figueiredo.  

Além das regionais da Secretaria de Meio Ambiente, o equipamento também é utilizado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). A equipe técnica da Sema realiza uma capacitação com servidores de Alta Floresta e membros do CBH Baixo Teles Pires para o manuseio e coleta de amostras.

A sonda multiparamétrica HANNA HI98494 é um medidor multiparâmetro portátil à prova d’água que monitora até 13 diferentes parâmetros para qualidade de água. Dentre os parâmetros de interesse para a Sema que a sonda pode analisar estão pH, condutividade, oxigênio dissolvido (concentração e %) e temperatura da água.

A entrega é feita pela Superintendência de Recursos Hídricos, Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar e a Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo