segunda-feira, 27 maio, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com foto 1Presidentes do Cipem e Fiemt convidam vice-governador para evento internacional da madeira

Presidentes do Cipem e Fiemt convidam vice-governador para evento internacional da madeira

Ampliar o acesso da madeira nativa mato-grossense aos mercados nacional e internacionais é umas das metas da gestão do presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, Ednei Blasius.

Nesse sentido o presidente do Cipem e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, se reuniram com o vice-governador, Otaviano Pivetta, para convidá-lo a participar de eventos no Brasil e no exterior que debatem a contribuição econômica e ambiental do setor de base florestal. O encontro com o vice-governador ocorreu nesta quarta-feira (24), no Palácio Paiaguás.

Foto: Assessoria

Neste primeiro semestre de 2024 será realizada a 5ª edição do Dia da Floresta, no município de Alta Floresta, nos dias 20 e 21 de junho. Essa ação irá demonstrar, na prática, as atividades numa área de Manejo Florestal Sustentável, incluindo o processo de conservação da vegetação nativa, colheita e transporte de árvores maduras, industrialização da madeira serrada e apresentação do produto florestal acabado, como deck, forro, lambril, entre outros.

Essa edição do evento vem com novidade, que é a Rodada de Negócios promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF) e que ocorrerá entre 17 a 20 de junho. Antes disso, no período de 28 a 30 de maio, uma comitiva de empresários da indústria florestal de Mato Grosso associados ao Cipem estarão na feira Carrefour International du Bois – uma das maiores do mundo -, em Nantes, na França. Na feira bienal se apresentam expositores nacionais e internacionais da indústria madeireira, moveleira e de carpintaria.

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel afirmou que o envolvimento do Governo nos eventos organizados pelo Cipem evidencia a importância do setor de base florestal, principalmente por sua contribuição na conservação da floresta e geração de emprego e renda nas comunidades locais.

“É importante o Governo compreender o Manejo Florestal, principal atividade das indústrias madeireiras. A base florestal já trabalha com o Governo Estadual, mas é importante estreitar esse envolvimento, especialmente na redução da burocracia do setor, para criar políticas públicas que estimulem a abertura de novos mercados e facilitem o comércio”, enfatizou o presidente da Fiemt.

O presidente Ednei Blasius pontuou que os eventos organizados pelo Cipem visam promover e aprimorar a comercialização, com foco na expansão das exportações dos produtos do setor.

“Os produtos mato-grossenses são sustentáveis, possuem alta qualidade, rastreabilidade e legalidade, um setor importante que conserva 5,025 milhões de hectares por meio do manejo florestal sustentável. Com mais de 550 indústrias associadas, o Cipem está empenhado a ampliar as vendas de madeira do estado de Mato Grosso”, concluiu Blasius.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo