A Polícia Civil de Alta Floresta, dando apoio à Vigilância Sanitária, realizou uma operação para resgatar pelo menos 14 cães e cinco aves em abrigos improvisados e irregulares. O fato aconteceu na avenida Mato Grosso. Os animais estavam encarcerados em ambientes inadequados e principalmente, insalubres, segundo a VISA/AF.
Já não é a primeira vez que a Vigilância segundo informações, recebeu denúncias de que no quintal de um prédio na Avenida Mato Grosso no Cidade Alta, e também dentro de um apartamento do condomínio haviam animais sofrendo maus tratos.
A primeira vez foi no ano de 2017 e depois teve uma segunda denúncia contra o morador que conforme a Vigilância, comercializa os animais quais traz do sul do país. Na denúncia mais recente manifestação inicial da OAB que teria comunicado Ministério Público que por sua vez acionou a Vigilância, chegando o caso depois à Polícia Civil.
Na vistoria do local foram encontrados pelo menos 14 cães de raças como pastor alemão ‘ capa preta’, shitzu, labrador, buldog entre outros. Segundo informações, além dos animais domésticos também tinha aves como calopsita.
A Vigilância Sanitária deverá notificar e multar o dono devido a questão de canil irregular e também local insalubre onde estavam os animais. A Polícia Civil por sua vez poderá apurar maus tratos e se o suspeito tem licença para comercializar os animais.
Uma espingarda e um revólver também foram recolhidos no domicílio, aumentando assim, as acusações contra o proprietário que poderá responder ainda por posse ilegal de arma de fogo. Mas o acusado não foi encontrado quando a polícia foi ao local.