A 35ª edição da Operação Lei Seca de 2025 foi realizada na noite deste sábado (11), em Alta Floresta (MT), com foco na fiscalização de motoristas sob efeito de álcool e outras infrações de trânsito. A ação ocorreu na Avenida Ariosto da Riva, em frente às Lojas Americanas, no Centro da cidade, e começou por volta das 21h.
A operação contou com a participação integrada de diversos órgãos de segurança e fiscalização, entre eles o Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Judiciária Civil (PJC), 20ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec.
Ao todo, foram 74 veículos fiscalizados, resultando em 60 autos de infração de trânsito (AITs). Durante a ação, 35 veículos foram autuados e 27 acabaram removidos ao pátio do Detran.
Entre as principais ocorrências registradas, 12 motoristas foram autuados por conduzir sob influência de álcool (art. 165 do CTB) e cinco se recusaram a realizar o teste do bafômetro (art. 165-A). Além disso, 10 condutores foram flagrados dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (art. 162, I) e 14 por estarem com o veículo não licenciado (art. 230, V).
No total, sete pessoas foram presas, sendo seis por embriaguez ao volante (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro) e uma com base em auto de constatação (art. 165).
A operação também realizou 75 testes de alcoolemia, reforçando o caráter educativo e preventivo da fiscalização.
A Lei Seca tem como principal objetivo reduzir acidentes e salvar vidas, coibindo a combinação entre álcool e direção. As forças de segurança destacaram que ações como essa continuarão ocorrendo em diferentes pontos da cidade, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados.