domingo, 20 julho, 2025
InícioDesign da HomeDestaqueNova Brigada Florestal: Assentamento Boa Esperança em Ação pelo Entorno do Cristalino...

Nova Brigada Florestal: Assentamento Boa Esperança em Ação pelo Entorno do Cristalino II”

Em uma iniciativa crucial para a segurança ambiental da região, foi formalmente constituída a Brigada Florestal Nova Esperança, composta por 21 moradores do assentamento Boa Esperança, vizinho ao Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo (MT).

A formação dessa brigada é resultado de um curso intensivo de brigada comunitária ministrado pela 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM), que capacitou os membros a elaborar planos detalhados de prevenção a incêndios florestais para suas propriedades e a combater incêndios florestais com todos os equipamentos de segurança. O curso é uma das atividades do projeto Aliança Cristalino sem Fogo, desenvolvido pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC).

Foto: Mequiel Gonzaga Ferreira

Durante o curso, os 21 integrantes da recém-formada brigada foram divididos em quatro grupos, cada um responsável por desenvolver um Plano de Prevenção a Incêndios Florestais para sítios específicos do assentamento. Os planos, elaborados sob a orientação do Corpo de Bombeiros, incluíram plantas das propriedades, indicando a localização de residências, plantações, pastos e áreas de criação de animais, além das divisas com a reserva legal coletiva. Fatores como a incidência histórica de focos de fogo, a presença de córregos, áreas úmidas e estradas também foram considerados.

O objetivo principal desses planos é identificar onde devem ser criados aceiros, realizada a limpeza de cercas e divisas, e implementadas barreiras verdes com o plantio de capiaçu e feijão-nhandú. “O ano passado ficamos apavorados, o fogo andava muito rápido”, desabafou Lauristela Moraes de Oliveira, moradora do sítio Vó Amélia, ressaltando a urgência da prevenção antes que a seca se intensifique.

O idoso Valter Saturnino de Oliveira que vive com sua esposa no sítio Nossa Senhora das Graças lembra dos momentos de agonia que viveu no ano passado quando o fogo invadiu a propriedade. O fogo entrou pelo fundo do meu sítio e chegou no pasto. Fiquei vigiando uma noite inteira e perdi o pasto. Precisei alugar o pasto do vizinho para salvar as vacas e mesmo assim perdi três delas”, lamenta.

O treinamento teve início em 12 de junho, com noções fundamentais sobre prevenção e combate ao fogo. No dia seguinte, 13 de junho, os participantes se familiarizaram com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pela FEC e outros materiais de combate a incêndios. Nesse mesmo dia, assentados, a equipe do Corpo de Bombeiros e o coordenador da FEC, biólogo Lucas Eduardo Araújo Silva, instalaram placas informativas em uma nascente local, reforçando a importância da proteção hídrica e do respeito à legislação ambiental. Muitos lotes não possuem água e dependem da nascente.

Os participantes também receberam orientações sobre Biossegurança que se baseia na prevenção de riscos à saúde e ao meio ambiente, com foco em agentes biológicos. Em emergências, a avaliação primária busca identificar e corrigir ameaças à vida, sendo o controle imediato de sangramentos uma prioridade crítica, muitas vezes anterior à avaliação de vias aéreas, devido ao perigo da perda de sangue.

O encerramento do curso, em 14 de junho, foi marcado por uma parte prática intensa, com demonstração e treinamento em técnicas de combate ao fogo e manejo seguro do fogo em campo. Os brigadistas passaram por uma avaliação final, trocando experiências e consolidando o aprendizado.

Priscilla Dill, primeira secretária da Associação Boa Esperança lembra que o assentamento tem 108 famílias é há pouco mais de 15 dias receberam os títulos definitivos do INCRA. “Estamos aguardando agora o CAR dos lotes e da Reserva legal Coletiva. O projeto de formação de brigadas vai nos ajudar muito a proteger os sítios, a reserva legal e o Parque Estadual Cristalino II que fica ao lado d…

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo