quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioDesign da HomeDestaque com FotoMT: Tuiuiú é resgatado com ferimento de bala e encaminhado pela Sema...

MT: Tuiuiú é resgatado com ferimento de bala e encaminhado pela Sema para cuidados veterinários

Um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, foi resgatado pelo Núcleo Bombeiro Militar de Confresa nas proximidades do perímetro urbano de Porto Alegre do Norte (a 1.143 km de Cuiabá) e transportado para uma clínica veterinária em Confresa, que é credenciada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O animal, que estava ferido e apresentava dificuldades para caminhar, foi encontrado pela professora Rosivania de Queiroz Ribeiro, quando estava a caminho do trabalho. Rosivania comunicou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente o caso à Sema-MT, por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD/Sema), em Confresa.

“O animal parecia estar bem, mas quando cheguei mais próximo vi que ele estava machucado. Ficamos muito felizes que levaram para a Sema, lá eles têm um hospital, uma clínica para atender esses animais”, contou Rosivania. “A gente espera que quem encontre esses animais machucados, que entre em contato para que eles possam ter uma chance de viver. Se a gente não fizesse nada, acredito que ele não teria muita chance”, completou.

O diretor da unidade do órgão ambiental em Confresa, Edivaldo Soares Silva, disse que assim que foi acionado, o Núcleo Bombeiro Militar Confresa (NBM) rapidamente foi até o local, realizou o resgate do animal e o transportou até Confresa para a Clínica Mascote, credenciada à Sema-MT, para passar por tratamento veterinário”, relatou

Conforme informações da médica veterinária Daiane Gonçalves, a ave chegou mancando, desidratada e com sinal de curativo feito em perfuração na região pélvica de íleo dorsal, além de um ferimento na asa. “A ferida na pélvica sai no mesmo sentido em região pélvica ventral, bem característico de arma de fogo”. Conforme a profissional, o animal pode ter sido alvejado, já que a lesão apresenta entrada e saída.

O tuiuiújá foi medicado com analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e fluidoterapia, este último procedimento para corrigir a desidratação. e vai passar por exames de imagem (raio-x).

Veja aqui o vídeo do resgate e cuidados veterinários com o tuiuiú.

Beira Rio Capa

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo