domingo, 14 julho, 2024
InícioGERALIniciativa sustentável do Cipem conquista reconhecimento de programa global

Iniciativa sustentável do Cipem conquista reconhecimento de programa global

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) conquistou reconhecimento de programa global que visa eliminar a geração de resíduos e diminuir o impacto ambiental. Durante os 4 dias de duração da 10ª ForMóbile, maior feira de negócios do segmento de madeira e móveis da América Latina, foram divulgados produtos madeireiros de Mato Grosso em um estande exclusivo.

O espaço estruturado com produtos de madeira nativa e instalado no Centro de Exposições São Paulo Expo, em São Paulo, recebeu o selo Better Stands – nível prata – concedido pela Informa Markets, organizadora da ForMóbile, que aconteceu de 2 a 5 de julho.

Foto: Divulgação

O Better Stands é um programa de alcance mundial desenvolvido pela Informa Markets com o propósito de zerar a produção de resíduos dos estandes e reduzir a pegada de carbono. Para isso, incentiva expositores e montadoras a substituir os estandes descartáveis – de uso único – por estandes reutilizáveis, reduzindo significativamente o impacto ambiental.

Além do selo prata Better Stands Silver, o Cipem também alcançou o 1º lugar na classificação do Leadster, avaliação realizada pelos visitantes que estiveram na 10ª ForMóbile, destaca o presidente do Cipem, Ednei Blasius. Aproximadamente 150 empresas utilizaram o Leadster na ForMóbile. A ferramenta que está sendo utilizada pela 1ª vez na feira de negócios do setor madeireiro e moveleiro gera e classifica os leads qualificados por chatbot interativo.

Foto: Divulgação

“Isso tem sido uma novidade positiva tanto para o público visitante quanto para os expositores. O estande do Cipem destaca-se com uma taxa de classificação de 91%, o que é um número excelente. Isso indica que o perfil dos visitantes do estande está alinhado com o que as empresas estão buscando e que as informações fornecidas foram úteis”, comentou o analista de Produtos Sênior da Informa Markets, Vinícius Baião.

Coordenador de Sustentabilidade da Informa Markets, Herbert Kanashiro explica que o programa Better Stands abarca 400 eventos no cenário mundial. Em média, 60% dos resíduos de um evento provém dos estandes. “O Cipem conquistou nível prata (Silver). A gente olha uma variedade de 10 itens. Aí foram 4 itens nível bronze, 4 itens nível prata e dois itens nível ouro. Observamos todos os itens visando o potencial reutilizável em outros eventos, justamente para não gerar resíduos”, detalha.

“Tenho grande orgulho em participar dos eventos do Cipem, levar o produto florestal de origem nativa para o Brasil e para o mundo, mostrar que é possível conciliar a exploração racional da floresta com a geração de um produto que é renovável, a madeira, que faz parte do nosso dia a dia. Fazemos um esforço enorme para mostrar que Mato Grosso tem um compromisso com a rastreabilidade, com a legalidade do produto florestal que chega na casa de todos os brasileiros e também para fora do nosso país, sempre com muita responsabilidade”, declara a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Meta – Até 2030 a Informa Markets pretende entregar eventos com 100% de estruturas reutilizáveis. Os benefícios dos estandes reutilizáveis e pré-fabricados passam pelas reduções de desperdício de materiais, impacto ambiental, tempo de construção, montagem e desmontagem e custo de projeto e construção. Com isso, aumentam a segurança dos montadores, expositores e visitantes, permitindo investimentos em estandes de maior qualidade e durabilidade. São também uma ferramenta de comunicação organizacional, alinhada a objetivos sustentáveis e a melhora da imagem institucional.

Todos os estandes dos eventos da Informa Markets são classificados em 3 níveis: Better Stands Bronze, Silver (prata) ou Gold (ouro), de acordo com o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis. Os elementos de um determinado nível devem ser reutilizados ou reciclados (no nível Gold) para alcançar essa classificação. Se o estande não reutilizar todos os elementos no nível Bronze, ele é classificado como descartável. Para obter o nível Prata, além de incluir paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação 100% recicláveis, devem ser incluídos objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays totalmente reutilizáveis.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo