quinta-feira, 10 outubro, 2024
InícioDesign da HomeDestaqueHarpia resgatada com tiro de arma de fogo na asa morre à...

Harpia resgatada com tiro de arma de fogo na asa morre à espera de transferência para clínica em MT

A harpia resgatada com um tiro de arma de fogo na asa esquerda morreu, neste sábado (22), à espera de ser transferida para uma clínica veterinária em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, de acordo com o diretor regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Edivaldo Soares.

A ave foi encontrada por moradores no assentamento Santa Clara em Santa Cruz do Xingu, na segunda-feira (17), que acionaram a Polícia Militar para levar a ave até uma clínica conveniada da Sema já com cinco dias de fratura exposta, o que aumentou a gravidade do quadro de saúde do animal.

Segundo Soares, o transporte para encaminhar a ave até a região metropolitana estava acertada.

“Já estava tudo alinhado para receber o animal na clínica Anjo da Guarda em Várzea Grande. Estava tudo certo. Acredito que eles nem visualizaram as mensagens sobre a morte da ave. Eu já estou despachando os outros veículos e motoristas. Foi muito chato. Nós perdemos a ave”, contou.

A perda da harpia comoveu toda a equipe envolvida no resgate e na recuperação da saúde dela.

“Hoje deu uma queda de temperatura nela e, infelizmente, morreu. Foi muito triste porque estava uma expectativa muito boa para poder ter a vida dela tranquila, mesmo que não fosse voltar para o habitat natural dela, a gente ia tentar salvá-la”, afirmou.

O corpo da harpia será enviado para o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, para que sejam feitos estudos por conta da raridade da espécie, que também é ameaçada de extinção.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo