segunda-feira, 15 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com foto 1Governo de Mato Grosso apresenta ações de sucesso na agenda ambiental em...

Governo de Mato Grosso apresenta ações de sucesso na agenda ambiental em evento na Indonésia

O Governo de Mato Grosso, representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e pelo Programa REM MT, participaram da discussão do Acordo Sul-Sul, na Indonésia, entre os dias 23 a 29 de maio, onde foram apresentadas as ações de sucesso adotadas pelo Estado para o combate do desmatamento ilegal e pela preservação das florestas.

O evento, promovido pelo Banco Mundial, teve como objetivo incentivar parcerias e trocar experiências entre o Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia sobre a pauta ambiental, que é assunto comum entre todas essas nações, já que juntas, somam mais de 50% da floresta tropical do mundo.

Dentre os assuntos tratados no encontro, os desafios do mercado de carbono, o desmatamento ilegal e os desafios da remuneração pela floresta em pé foram alguns dos destaques. Na oportunidade, a Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, mostrou como Mato Grosso tem se destacado na melhoria da eficiência da atuação contra infratores e combate ao desmatamento, promovendo atividades econômicas da floresta, como o manejo florestal sustentável.

“Mato Grosso compartilhou as estratégias que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado, os investimentos que estão sendo feitos pelo Programa REM MT no combate ao desmatamento e também o fortalecimento da bioeconomia como estratégia para fortalecer as ações voltadas à produção, conservação e inclusão das pessoas na solução ambiental”, disse Mauren.

O Programa REM MT é um dos resultados dessa agenda ambiental em Mato Grosso, sendo uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido ao Estado, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. 

O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. O programa é coordenado pelo Governo de Estado de Mato Grosso, por meio da SEMA.

Durante o Intercâmbio, a coordenadora geral do REM MT, Ligia Vendramin, destacou as principais atuações do programa em Mato Grosso. “Foi uma excelente oportunidade de compartilhar com esses países do Sul, as nossas iniciativas e resultados. Os nossos esforços estão sendo reconhecidos e é um momento muito importante para nós, porque, anteviu o início da fase II do programa. Também divulgamos os esforços de todas as comunidades e do Governo de Mato Grosso na implementação das agendas de combate ao desmatamento e na manutenção da floresta em pé”, conta Ligia.

O Programa REM MT foi destaque no evento como um exemplo de sucesso no pagamento de resultados pela conservação da floresta em pé e na agilidade em sua implementação e resultados. O Banco Mundial destacou que o programa é um modelo a ser observado, principalmente em relação a como implementar programas de forma simplificada e eficaz. 

INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO SUL-SUL INDONÉSIA

Durante o Intercâmbio de Conhecimento Sul-Sul foi promovido o fortalecimento dos laços profissionais entre os formuladores de políticas e profissionais de desenvolvimento, aumentando o conhecimento e a compreensão sobre as políticas nacionais para reduzir o desmatamento. Os participantes visitaram concessões de florestas públicas, santuários e áreas de preservação.

O objetivo do encontro foi o de promover insights sobre como construir programas jurisdicionais de grande escala e bem-sucedidos para redução do desmatamento, incluindo a gestão de pagamentos baseados em resultados para reduções de emissões e mecanismos de partilha de benefícios. Outro foco do encontro foi o de formular pontos de vista e posições em comum, sobre as opções dos países para valorizar os ecossistemas florestais e promover a sua sustentabilidade, por meio de medidas a nível nacional e com apoio internacional.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo