sábado, 13 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com foto 1Fiemt e Senai produzem vídeo 3D em Alta Floresta para apresentar o...

Fiemt e Senai produzem vídeo 3D em Alta Floresta para apresentar o manejo florestal sustentável

A área de manejo florestal sustentável da Fazenda Vaca Branca, em Alta Floresta, fica a 851 km de Cuiabá. Mas, viver a experiência de estar numa floresta e ver de perto como funciona essa prática agora está mais acessível por meio da tecnologia.

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) produziram e entregaram ao setor de base florestal um vídeo em realidade virtual que proporciona uma verdadeira imersão na floresta. Basta assistir utilizando uns óculos 3D e se sentir dentro da floresta.

Com versões de áudio em português e inglês, a produção audiovisual retrata várias etapas do processo: entre planejamento, corte, armazenamento no pátio da serraria, monitoramento, e regeneração da vegetação.

“Em parceria com o Senai, a Fiemt produziu esse material que mostra como o manejo florestal sustentável garante a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e ainda gera emprego e renda para o estado”, destaca o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

Juntamente com um par de óculos de realidade virtual, a Fiemt e o Senai entregaram aos presidentes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Almeida, o vídeo que tem oito minutos de duração.

A intenção é que o material possa ser exibido em escolas, em ações institucionais do setor de base florestal e ainda em eventos internacionais. “Queremos desmistificar o setor de base florestal e, ao mesmo tempo, proporcionar essa experiência imersiva dentro da floresta. Assistir ao vídeo é uma oportunidade única para conhecer como atuamos”, disse Ednei que afirmou que exibirá o material na feira internacional da madeira, na França, em 2024.

É fundamental que a sociedade e nosso clientes internacionais compreendam a importância do manejo florestal sustentável. A prática não só ajuda a preservar os ecossistemas florestais, mas também contribui para a economia e o bem-estar social.
“A Fiemt e o Senai estão presenteando todo o setor de base florestal com esse material que vai contribuir na comercialização mundial da madeira. Toda a madeira oriunda de uma área de manejo é legal e sustentável. Nos últimos anos, pelo menos quatro milhões de hectares de floresta deixaram de ser desmatados, deixaram de ter focos de incêndio nos últimos anos”, finaliza Frank Almeida.

A produção do material contou com apoio do Cipem e FNBF e foi desenvolvido pela Unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais (Ited) do Senai da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).

O vídeo imersivo em 360º é um passo inovador na divulgação da prática de manejo florestal sustentável e convidando a todos a fazerem parte desse movimento pela preservação das riquezas naturais do estado.

Manejo Florestal Sustentável
O manejo florestal sustentável é uma prática que busca gerenciar as florestas para obter benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema.

Ele é realizado por meio de um conjunto de técnicas de exploração de baixo impacto ambiental que busca reproduzir o ciclo natural da floresta, mantendo-a em pé e contribuindo para a manutenção de sua biodiversidade, produtividade, capacidade de regeneração e demais funções ecológicas, econômicas e sociais.

As etapas importantes incluem o planejamento de colheita, monitoramento do crescimento da floresta, acompanhamento das operações e conservação da biodiversidade.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo