sexta-feira, 26 abril, 2024
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Fatores que dificultam ou impedem as compras online

Em 2018, as vendas do e-commerce aumentaram 12% e de acordo com o 39º Webshoppers, a estimativa para o mercado de vendas na internet no Brasil em 2019 era de um aumento de 15%, gerando um faturamento de R$ 61,2 bilhões.

Mesmo com o constante crescimento desse mercado no Brasil, muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet por inúmeras razões.

Conheça a seguir quais são os fatores que impedem as pessoas de comprarem na internet e como revertê-los.

Dúvidas quanto à qualidade do produto– Muitas pessoas não compram pela internet porque não conhecem e acreditam na qualidade do produto/serviço. Esse é um problema que pode ser revertido por meio de informação esclarecedora sobre os produtos, suas características, procedência, teste de qualidade, etc;

Outra maneira de converter visitantes de um site em compradores são as avaliações sobre os produtos que também são conhecidas como reviews. Se existem muitas pessoas falando bem do produto na internet, a loja ganha credibilidade, já em casos de avaliações negativas, é prejudicial para a credibilidade do site de compras. É fundamental quando o tema são as avaliações que se preste muita atenção se não se tratam de reviews falsos na internet, uma prática que tem se tornado comum, que é quando as empresas pagam clientes para realizarem avaliações positivas sobre o seu produto ou para realizarem avaliações negativas nos sites concorrentes;

Produto não é essencial – A disponibilidade do produto na loja virtual faz muitas pessoas entrarem no site apenas para uma pesquisa sobre o mesmo sem o real interesse em comprar naquele momento, deixando a compra para outro dia. Para mudar esse cenário, é comum as lojas virtuais informarem que o produto está disponível em uma quantidade limitada ou oferecer um preço ‘exclusivo’ para a compra efetuada em determinado período;

Medo de não gostar – Muitas pessoas não compram pela internet porque têm medo de não gostar do produto. A solução para esse tipo de problema está no oferecimento de garantias sobre a compra (cancelamento do pedido, direito à troca, entre outras);

Sites com má experiência de navegação – Quando alguém entra em um site, deseja encontrar o que procura com a maior facilidade possível. Sites fáceis de navegar e de encontrar tudo o que precisa facilitam esse processo. É fundamental investir em uma tecnologia que simplifique o processo de compra para o consumidor em até quatro cliques. Algo que segundo especialistas, pode gerar desistência no momento da compra, é quando ao pagar pelo produto, o cliente é redirecionado a uma outra janela separada da loja, por isso é tão importante simplificar o processo de compra pela internet, o máximo possível;

Formulários com muitos dados – Outro problema ou causa desistência de compra é quando os formulários de cadastramento exigem muitas informações. É importante que o site peça apenas informações realmente imprescindíveis para a realização da venda como nome, CPF, endereço de entrega e dados para pagamento.

O que favorece as compras pela internet?

Um dos fatores mais importantes que levam as pessoas a comprarem na internet é a comodidade. Mas, além disso, há outros fatores, tais como:

Humanização no atendimento – As pessoas desejam uma pós-venda eficiente, ou seja, desejam poder contar com uma equipe preparada para ajudá-las na resolução dos problemas. As pessoas esperam um atendimento mais humanizado e menos robotizado;

Entrega rápida – Os consumidores esperam por uma entrega eficiente e pela possibilidade do rastreamento do pedido. O cumprimento do prazo de entrega é outro fator importante que as pessoas consideram quando decidem comprar pela internet;

Várias formas de pagamento – Os clientes ao comprarem pela internet também desejam poder contar com várias formas de pagamento como cartão de débito, crédito, boleto e transferência bancária;

Segurança no site – Os consumidores acabam sempre optando por sites de compras que ofereçam segurança, que tenha o certificado SSL, se não sabe o que significa, basta reparar se no site existe na barra do navegador o símbolo do cadeado, se sim, esse é um indicativo de que o site protege os dados de compra de seus usuários;

Possibilidade da compra por dispositivos móveis – Só tem aumentado o número de pessoas que realizam as compras através do celular ou tablet, sendo assim, esse é um outro fator que engloba as facilidades que levam as pessoas a optarem pelas compras online;

Facilidades e promoções – Outro fator que torna a internet o ambiente mais apropriado para as compras é a possibilidade de economizar, já que muitos sites costumam oferecer promoções ou até descontos significativos na compra à vista.

Por Agência Digital Emarket

 

 

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