sexta-feira, 3 maio, 2024
InícioGERALFalta médico legista na Politec de Alta Floresta

Falta médico legista na Politec de Alta Floresta

Classe política do município e servidores da instituição estão preocupados com a situação para atender a população da região
 
Representantes da Câmara Municipal de Alta Floresta (MT) convidaram o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), para participar de reunião remota para discutir a situação crítica que a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do município enfrenta para atender os setes municípios da região norte de Mato Grosso. 

“Essa situação da Politec está bem caótica de Alta Floresta, neste mês de dezembro, um dos médicos acabou pegando férias e estamos há 16 dias, sem médico legista. Estamos com problemas de efetivo com falta de técnico de necropsia, papiloscopista, estrutura, os problemas o deputado Claudinei conheceu in loco”, comenta o vereador eleito, Luciano Silva (PODE).

Segundo o perito oficial criminal, Elton Carlos Darienso, a situação está desgastante e que os servidores estão apenas cobrando o que é essencial para a população. “O Estado está totalmente omisso com as nossas dificuldades ao longo destes cinco anos. Estamos com duas situações graves que são estrutura e efetivo. Já fomos vítimas de furto, em março e novembro deste ano”, explica.

Com a falta de médicos na unidade, os corpos estão sendo deslocados para Sinop ou Guarantã do Norte. “É uma questão muito preocupante. As pessoas não entendem que somos vítimas da falta de estrutura e de efetivo. A gente está trabalhando firme e de forma séria, emocionalmente ficamos destruídos. Não conseguimos dar um atendimento de qualidade para a população. A gente acaba lamentando e passando as nossas frustações de ter uma ajuda para dias melhores”, conclui Elton. 

Também, participaram da reunião, o papiloscopista Valdecir Lage. No final da discussão, ficou acertado entre o deputado Claudinei e participantes uma agenda no início de janeiro, em Cuiabá, para levar a demanda pessoalmente para o governo estadual, em relação ao Termo de Cooperação Técnica e reforçar a situação crítica da instituição de Alta Floresta. 

Instituição – A Politec de Alta Floresta pertence a Coordenadoria de Sinop (MT), sendo que atende os municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta. Atualmente, a unidade conta com 11 servidores, sendo dois médicos legistas, um técnico em necropsia, um papiloscopista e cinco peritos criminais.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo