segunda-feira, 17 junho, 2024
InícioGERALEmpresas associadas ao Simenorte serão destaque em reportagem da TVCA

Empresas associadas ao Simenorte serão destaque em reportagem da TVCA

Uma equipe da TV Centro América (TVCA), afiliada à Rede Globo em Mato Grosso, esteve em Alta Floresta, onde desenvolveu reportagens sobre sustentabilidade. Entre os temas abordados, destacou-se o manejo florestal sustentável.

Para ilustrar as atividades desenvolvidas pelo Simenorte e seus associados, a repórter Eunice Ramos entrevistou o vice-presidente do Simenorte e presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri. Além disso, visitou empresas do setor para observar na prática a aplicação das técnicas sustentáveis.

Foto: Assessoria

Durante a estadia em Alta Floresta, a equipe da TVCA conversou com o vice-presidente do Simenorte e FNBF, Frank Rogieri, que explicou sobre o manejo: “Nós praticamos uma atividade totalmente sustentável, utilizando a ciência para identificar as árvores que já completaram seu ciclo de vida”, esclareceu.

É importante ressaltar que, dentro da proposta do manejo florestal sustentável, são extraídas apenas quatro ou cinco árvores por hectare. Para compreender melhor, um hectare corresponde a 8.250 metros quadrados, área equivalente a um campo de futebol, e dentro dessa área são aplicadas técnicas científicas para identificar as árvores que atingiram o fim de seu ciclo de vida e podem ser extraídas.

Foto: Assessoria

Assim como os seres humanos, uma área florestal também passa por um ciclo de nascimento, crescimento, reprodução e morte. No manejo florestal, é utilizada tecnologia para identificar as árvores que completaram seu ciclo de vida, que a partir desse momento podem ser utilizadas comercialmente. “É exatamente por esse motivo que o manejo é considerado sustentável e ambientalmente correto”, acrescenta Frank.

Atualmente, além do manejo florestal sustentável, outras técnicas são aplicadas no setor de base florestal para potencializar o uso das áreas. Por exemplo, os resíduos das árvores são utilizados para a produção de bioenergia, biomassa, entre outros. “Com a aplicação de tecnologia, conseguimos conservar a natureza e otimizar a matéria-prima extraída da floresta, promovendo a sustentabilidade”, argumenta Frank.

Além de ser ambientalmente correto e economicamente viável, o setor de base florestal de Mato Grosso, e especialmente o setor de base florestal da área de atuação do Simenorte, contribui para a geração de emprego e renda.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo