O potencial de crescimento e industrialização da região norte de Mato Grosso foi destaque no Fórum da Indústria MT 2026, realizado na sexta-feira (11), no auditório do Sesi, em Sinop. O encontro reuniu empresários, lideranças e autoridades para discutir os cenários econômicos e os caminhos para o desenvolvimento regional.
Entre os destaques da programação esteve o reconhecimento a empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria no norte do estado. Dois representantes de Alta Floresta foram homenageados com o Prêmio Destaque Empresarial: Jairo De Carli, da Teca Brasil Portas e De Carli Madeiras, e Fernando Feronato, da Móveis Amazônia. Ambos foram indicados pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Norte de Mato Grosso (Simenorte).
Promovido pelo Sistema Fiemt, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o evento contou com o apoio do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e do Simenorte.
Na abertura, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, ressaltou que Sinop ocupa uma posição estratégica no avanço da industrialização de Mato Grosso.

“Mato Grosso já é uma potência na produção de matérias-primas. O nosso próximo grande salto é transformar cada vez mais essa produção aqui, dentro do nosso estado. É agregar valor, ampliar nossas cadeias produtivas, atrair investimentos e gerar mais oportunidades para a população”, afirmou.
Durante o evento, a gerente corporativa de Desenvolvimento Industrial do Sistema Fiemt, Vanessa Gasch, apresentou dados do Observatório de Mato Grosso sobre a economia da região norte, formada por 20 municípios.
A região possui cerca de 530 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 32,5 bilhões. Também reúne 18,7 mil estabelecimentos e aproximadamente 131 mil empregos formais. Desse total, 26,4 mil estão na indústria.

Sinop lidera os principais indicadores regionais, concentrando 44% da população, 36% do PIB e 46% dos empregos formais. O município reúne ainda 13,8 mil trabalhadores industriais, o equivalente a 53% dos empregos do setor na região.
A apresentação também mostrou que o PIB regional cresceu 247% em dez anos. A indústria responde por 20% da massa salarial do norte de Mato Grosso, que se destaca por concentrar 51% da produção estadual de arroz e 33% da extração de madeira nativa em tora.
A chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Brasília e gerente regional do Centro-Oeste, Julieta Palmeira, apresentou as linhas de apoio oferecidas pela instituição para projetos de inovação.
A Finep disponibiliza instrumentos de crédito e recursos não reembolsáveis para empresas, cooperativas, universidades e instituições de ciência e tecnologia.
A programação também contou com a participação da Energisa, que apresentou os planos de investimento da empresa para o setor elétrico da região.
O Fórum foi encerrado com a entrega do Prêmio Destaque Empresarial, destinado a 14 empresários e empresas que contribuem para o desenvolvimento industrial de Sinop e de outros municípios da região norte.
Alta Floresta esteve representada entre os homenageados por dois empresários do setor madeireiro e moveleiro. Jairo De Carli, da Teca Brasil Portas e De Carli Madeiras, foi indicado pelo Simenorte, assim como Fernando Feronato, da Móveis Amazônia.
A homenagem reconhece a atuação de empresas e empreendedores que participam do fortalecimento da atividade industrial e da geração de empregos e oportunidades na região.
Os demais homenageados foram:
- Daniel Robson Silva, da Coopernova – indicado pelo Sindilat-MT;
- Ângelo Carlos Maronezzi, da Agro Norte Pesquisa e Sementes – indicado pelo Sindarroz-MT;
- André Luiz Muller, da Muller Empreendimentos – indicado pelo Sinduscon-MT;
- Nalevaiko Centro Automotivo, representado por Vicente Ioannis Tsilfidis – indicado pelo Sindirepa-MT;
- Gleyson Dhionata Sbardelotto, da Madelotto Madeiras – indicado pelo Sindiflora;
- Diones Marcos, da Admad Indústria e Comércio de Madeiras – indicado pelo Sindusmad;
- Dinarth Araújo Cardoso, da Rodmade Madeiras do Brasil – indicado pelo Sindusmad;
- BR Recapadora de Pneus, representada pelos sócios Sérgio Malheiros da Silva e Valdevino Dias dos Santos – indicada pelo Sindirecicle-MT;
- Açometal, representada por Marina Schneider Contini – indicada pelo Sindimec-MT;
- Jairo De Carli, da Teca Brasil Portas e De Carli Madeiras – indicado pelo Simenorte;
- Emerson de Oliveira Costa, da Impacto Malharia – indicado pelo Sinvest-MT;
- Thonet Interiores, representada pelos sócios Patricciá Barce Antunes e Renato Barcé Antunes – indicada pelo Sindimóvel-MT;
- Cibra Fertilizantes, representada por Andrey Luis Batista – indicada pelo Sindiquimi-MT;
- Fernando Feronato, da Móveis Amazônia – indicado pelo Simenorte.
O reconhecimento reforça a participação de Alta Floresta no processo de desenvolvimento e industrialização do norte de Mato Grosso, especialmente nos segmentos madeireiro e moveleiro.
*com informações da Assessoria
