Foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 15 de fevereiro, no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Conferência Aberta dos Direitos da Criança e do Adolescente. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
A iniciativa como tema abordagem “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Presente na conferência, a vereadora Ilmarli Teixeira, fala sobre a importância de se debater as políticas públicas. “Se faz necessária essa discussão, onde as pautas possam ser colocadas e as crianças e adolescentes podem expor seus pontos de vista”, disse.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Mariney Viana de Araújo Munhoz, destaca que esse momento é para ouvir os estudantes. “Vamos debater as problemáticas que foram apontadas. Os alunos foram divididos por eixos. Vários assuntos estão em pauta, como saúde e educação”, disse.
A partir desta conferência, foram feitos apontamentos, que serão levados para a conferência municipal, que será realizada em março. Na conferência municipal serão eleitos delegados e os apontamentos que serão levados para a conferência estadual, que por sua vez, fará o mesmo trabalho, que serão apresentados na conferência nacional. Ao final de todo este processo, existe a possibilidade de algumas pautas levantadas transformar-se em lei.
Para o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, que esteve presente, este é um momento importante para a juventude de Alta Floresta. “É nosso dever enquanto poder público desenvolver estratégias que melhorem a qualidade de vida dos jovens. Ao proporcionar esse espaço, podemos ouvi-los e ter um direcionamento das nossas públicas”, finaliza.