quinta-feira, 29 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioDesign da HomeDestaque com FotoCorpo de Bombeiros detecta apenas um foco de calor no Pantanal mato-grossense

Corpo de Bombeiros detecta apenas um foco de calor no Pantanal mato-grossense

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado detectou apenas um foco de calor no Pantanal de Mato Grosso, nesta terça-feira (21.11), na região do Rio Paraguai, próximo ao Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. Todas as equipes permanecem na região para monitoramento no local, combate de pontos de incêndio ativos e rescaldo.

“Ontem, devido às chuvas que finalmente chegaram na região, registramos focos apenas na Transpantaneira e no rio Paraguai, próximo a Cáceres. Já nesta terça, até às 11h da manhã, há apenas um foco registrado em nosso satélite de referência, próximo ao Parque Nacional do Pantanal, no Rio Paraguai”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

“A não-detecção de um foco de calor não significa que o incêndio está completamente extinto, mas que a intensidade das chamas diminuiu significativamente. É por isso que nossas ações não chegaram ao fim. As equipes continuam lá para monitoramento in loco, combate de eventuais pontos de incêndios e rescaldo”, completou.

No total, 120 militares do Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e agentes da Defesa Civil do Estado estão nas oito frentes de combate aos incêndios. Deste total 90 homens estão no Parque Estadual Encontro das Águas e Transpantaneira.

Além destas frentes, os militares também combatem o fogo na bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, região do rio Paraguai em Cáceres, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

As ações contam com o apoio de aviões para o despejo de água para diminuir a intensidade das chamas e aumentar a umidade do ar, helicóptero e 11 barcos para a infiltração de equipes, 13 viaturas e caminhões-pipa.

Os incêndios no Pantanal mato-grossense são monitorados com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo. 

Beira Rio Capa

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo