Uma carreta carregada com pluma de algodão pegou fogo na tarde de quinta-feira (12) no km 582 da BR-163, no município de Nova Mutum. O incidente mobilizou equipes da concessionária Nova Rota do Oeste e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso para conter as chamas e garantir a segurança no local.
De acordo com informações da concessionária, o chamado foi registrado por volta das 13h52, após a identificação de que uma carreta modelo Volvo FH 460, de cor branca, havia sido tomada pelo fogo enquanto trafegava pela rodovia. O veículo transportava carga de pluma de algodão.
Equipes de resgate da Nova Rota do Oeste foram rapidamente mobilizadas e prestaram atendimento ao motorista. Apesar do susto, o condutor não sofreu ferimentos e optou por não ser encaminhado para atendimento médico.
Para combater o incêndio, as equipes utilizaram aproximadamente 40 mil litros de água. A operação contou com o apoio de caminhões-pipa da concessionária e atuação direta dos bombeiros da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM).
Durante o atendimento da ocorrência, a BR-163 precisou ser parcialmente interditada, medida adotada para garantir a segurança dos motoristas que trafegavam pelo trecho. Após cerca de 3 horas e 30 minutos de trabalho, as chamas foram completamente controladas.
Na sequência, as equipes realizaram o rescaldo, procedimento utilizado para eliminar possíveis focos remanescentes do incêndio e evitar que o fogo voltasse a se espalhar.
Depois da extinção do incêndio, o guincho da concessionária realizou a remoção da carreta e foi feita a limpeza da pista. O tráfego na rodovia foi totalmente normalizado por volta das 20h28.
Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.
