segunda-feira, 13 outubro, 2025
InícioDesign da HomeDestaqueAlta Floresta sedia entrega de certificados da Repoama a 23 agricultores orgânicos...

Alta Floresta sedia entrega de certificados da Repoama a 23 agricultores orgânicos do norte de MT

A Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) reconheceu, neste ano de 2025, a conformidade orgânica de 23 agricultores e agricultoras familiares do norte e noroeste de Mato Grosso. O evento de entrega dos certificados ocorreu durante a assembleia geral da rede, realizada em Alta Floresta, reunindo produtores rurais e indígenas dos municípios de Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Cotriguaçu.

A Repoama possui, desde 2023, o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como Sistema Participativo de Garantia (SPG), o que lhe confere autonomia para verificar e certificar propriedades orgânicas. Os documentos entregues têm validade de um ano e atestam que as propriedades cumprem as exigências da legislação orgânica.

Durante a assembleia, também foram realizadas as eleições para a nova gestão da rede (2025–2028). O agricultor Osvaldo de Brito, de Paranaíta, foi eleito presidente.
“Espero nesses três anos contribuir com todos os associados da rede. Nós produzimos alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e sem químicas, e isso representa saúde, vida e bem-estar para as famílias que consomem nossos produtos. É muito gratificante vender algo que as pessoas compram com gosto e confiança”, destacou o novo presidente.

Além da entrega dos certificados e da eleição da nova diretoria, a assembleia marcou o início da construção de um plano de prevenção à deriva de agrotóxicos — fenômeno que ocorre quando propriedades orgânicas são contaminadas por defensivos agrícolas aplicados em áreas vizinhas.

Segundo Kauany França, técnica socioambiental do Instituto Centro de Vida (ICV), o encontro também foi um momento de avaliação e fortalecimento interno da rede.
“Conversamos sobre os desafios enfrentados pela Repoama, reestruturamos processos e fizemos ajustes. Também repassamos informações sobre quantas famílias integram a rede e quais unidades foram certificadas, para que todos tenham uma visão do cenário atual e possam pensar juntos em estratégias de fortalecimento”, explicou.

Fortalecimento da produção orgânica

A Repoama surgiu a partir de um intercâmbio em uma propriedade orgânica no Rio Grande do Sul, em 2018, quando agricultores mato-grossenses viram a possibilidade de aplicar o modelo de produção sem agrotóxicos na região amazônica de Mato Grosso.

No ano seguinte, o grupo se organizou, elaborou o regimento interno e definiu os núcleos municipais e coordenações. Desde então, a rede tem ampliado sua atuação e consolidado parcerias. Parte dos produtores certificados comercializa alimentos por meio de programas públicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo renda e promovendo alimentação saudável nas escolas e comunidades locais.

Com três anos de autonomia como SPG, a Repoama segue fortalecendo a agricultura familiar sustentável e a certificação participativa no norte e noroeste de Mato Grosso, reforçando o compromisso com a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento regional.

 

  • com informações da assessoria

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo