Foi localizado na última quinta-feira (20), o idoso Sebastião Alves Couto, 72 anos, popularmente conhecido como “Promício”, ele estava desaparecido na região da Pista do Cabeça, em Alta Floresta desde o dia 09 de abril.
O idoso sumiu depois der supostamente ter uma desavença com dois menores que seriam de uma facção criminosa e teria sofrido ameaça de morte. De acordo com informações recebidas, a falta do idoso só foi percebida no dia 11, uma vez que a equipe da saúde da comunidade não teria o encontrado.
Um morador relatou que Sebastião passou em sua casa, deixando a chave do seu imóvel e saiu em direção a uma área de capim aos fundos da residência, o vizinho acabou não dando muita atenção ao fato e só depois se atentou sobre o seu desparecimento.
Desde então buscas foram realizadas tanto por moradores como pela equipe do Corpo de Bombeiros, inclusive com o auxílio de drone, como não houve sucesso em sua localização, as buscas pelos Bombeiros foram encerradas.
Porém, na quinta-feira (20), o idoso foi encontrado em uma estrada após a Pista Nova, que fica a cerca de 4 km da Pista do Cabeça. O idoso que estava na beira da estrada, acenou com a mão e um caminhoneiro o avistou, acionando a equipe de saúde.
“Os morados estavam procurando ele em sentido contrário de onde foi encontrado, ele nunca foi de frequentar para a região da Pista Nova, sempre pela região da Pista do Cabeça, fazenda Estrela, Assentamento Jacaminho, todos procuravam para este lado”, disse o vereador Reginaldo Luiz da Silva, o “Naldo da Pista”.
A equipe do posto de saúde da Pista do Cabeça foi acionada, prestando o socorro ao idoso, que estava fraco e com ferimentos nas pernas e cabeça devido a andar dentro da mata e em brejos, ele apresentava picadas de formigas pelo corpo.
Durante os 11 dias em que esteve perdido, o idoso se alimentou de bananas do mato e coco.
Após ser localizado, Sebastião foi levado para o Pronto Atendimento Municipal de Alta Floresta, onde foi medicado e hoje, segunda-feira (24), teve alta, mas ficará na cidade em casa de amigos até se recuperar completamente.
A versão apurada, é que o idoso decidiu sair de casa após se desentender com menores que realizavam manobras de moto em frente à sua casa, ele teria abordado um dos adolescentes, que não gostou da repreensão do idoso e teria o ameaçado, dizendo que acionaria membros de uma facção para dar um corretivo em Sebastião, desde então, preocupado com a ameaça, o idoso decidiu fugir.
Sebastião não tem familiares em Alta Floresta, a maioria dos seus parentes são do estado de Goiás e São Paulo.