domingo, 23 março, 2025
InícioGERALAlta Floresta: IBAMA realiza operação de fiscalização e incendeia balsa de garimpeiros...

Alta Floresta: IBAMA realiza operação de fiscalização e incendeia balsa de garimpeiros no Teles Pires

Garimpeiros que estavam trabalhando em áreas consideradas proibidas ou reservas, ao longo do Rio Teles Pires, na região de Alta Floresta no extremo norte de Mato Grosso, foram surpreendidos final de semana e principalmente no feriado de 7 de setembro, com a chegada do Ibama incendiando balsas de mergulho.

Alguns teriam saído do local apenas com a roupa do corpo, deixando para trás muitos pertences que viraram cinzas. Maquinários foram incendiados por agentes que segundo informações dos garimpeiros, agiram com truculência na operação que resultou em várias balsas destruídas no meio do Rio Teles Pires onde ficou apenas a mancha de óleo e outros dejetos que restaram dos equipamentos dos garimpeiros. “Se alguém ficasse na frente eles queimavam também”, disse um garimpeiro que preferiu não se identificar.

Há informações de que em uma das balsas incendiadas os garimpeiros que trabalhavam na mesma ficaram ilhados. “Queimaram a embarcação com motor também. Se os índios não tivessem socorrido, ainda tinha gente lá sem poder sair. Muitos tiveram que nadar até as margens”, acrescentou a fonte.

Na Cooperativa que representa os garimpeiros em Alta Floresta, o clima é de revolta. “nem os documentos – os agentes do Ibama – deixaram tirar das balsas. Foi um abuso total. Trataram como bandidos mesmo”, comentou via aplicativo Whatsapp, uma representante da entidade.

O Ibama até o momento não se manifestou sobre as ações que culminaram com balsas destruídas na região de Alta Floresta. Mas informações extraoficiais asseguram que se trata de operações contra atividades como o garimpo dentro de reservas indígenas ou áreas da união. Contudo, em redes sociais, tem registros até mesmo de representantes de etnias como a Kayabi repudiando o feito pelo Ibama no dia 7 de setembro.

“Isso é poluição de água que Ibama faz destruindo balsa de garimpeiros nos Rios e humilhando as populações indígenas. Essas fotos são na terra indígena kayabi. Aconteceu hoje dia 7 de Setembro de 2019”, postou o índio Awuer kayabi em sua página do facebook..

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo